Comum na arborização urbana em regiões do Brasil, a árvore de nome científico Sterculia foetida se destaca pelo porte arbóreo bastante frondoso e pelo vermelho das flores e frutos. A espécie exótica, que é natural da Malásia e da Índia, também chama a atenção por um detalhe curioso: no período de floração e frutificação, a árvore exala naturalmente um forte odor. Em Maceió, o exemplar foi plantado há décadas em algumas regiões. Um deles está na Avenida Fernandes Lima, no bairro Farol, aonde a peculiaridade vem sendo constatada por pedestres e motoristas que transitam diariamente pelo trecho próximo ao Hospital do Açúcar.
LEIA TAMBÉM
Após relatos encaminhados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), órgão responsável pela arborização urbana da capital, um engenheiro agrônomo vistoriou o local e constatou a existência de uma Sterculia foetida, que é bastante semelhante à espécie nativa da Mata Atlântica Sterculia chicha, o chichá brasileiro. De acordo com Valdir Martiniano, a árvore, pelas suas especificações em relação ao porte, deve ter sido plantada há aproximadamente 40 anos e está situada no terreno do Hospital do Açúcar, em uma área que fica próxima à pista.
“As espécies deste gênero, no período de floração e frutificação, exalam uma substância volátil de odor característico semelhante ao de esgoto não tratado ou de carne em decomposição. As árvores em idade adulta, como é o caso desta da Fernandes Lima, produzem flores e frutos em grande quantidade e naturalmente exalam a substância proporcionalmente. É isto que pode ser atribuído ao cheiro questionado por quem passa pela região do Farol”, explicou Valdir Martiniano, acrescentando que o período de floração e frutificação se dá entre os meses de julho e outubro. Passada esta época, o odor tende a não ser sentido, segundo o profissional.
Durante a vistoria no Hospital do Açúcar, funcionários que trabalham em uma obra no terreno da instituição fizeram a observação em relação à peculiaridade. Moradores do bairro também relataram sentir o forte odor neste mesmo período em anos anteriores. No Brasil, cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte tiveram questionamentos da mesma natureza, o que levou os órgãos municipais das respectivas capitais a esclarecem os cidadãos sobre o fato, que é natural.
Para outras informações, Valdir Martiniano orienta que a população pode procurar a Semds, que fica localizada na Avenida Marquês de Abrantes, em Bebedouro, com funcionamento das 08h às 14h.
LEIA MAIS
+Lidas