A Arquidiocese de Maceió divulgou nesta sexta-feira, 20, decreto cancelando todas as Celebrações Eucarísticas em Igrejas, capelas, santurários e oratórios, além do cancelamento de celebrações de casamentos e batizados. As medidas visam evitar aglomerações, seguindo as diretrizes de decretos baixados pelo governo do estado e pela prefeitura de Maceió.
LEIA TAMBÉM
Com isso, as Santas Missas, especialmente no Dia do Senhor, Domingo, serão celebradas a portas fechadas, pelo sacerdote, sem público, sendo transmitidas, ao vivo, via internet. De modo semelhante, os fiéis poderão, ainda, assistir as Missas pelas emissoras de TV’s, internet e rádios católicas nos horários de costume.
"Diante de tantas preocupações e sofrimentos causados pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), somos convocados pelo nosso Santo Padre, o Papa Francisco, a cuidar de nós e, consequentemente, dos outros. No Brasil, a Campanha da Fraternidade 2020 nos chama a refletir e viver intensamente o lema: 'Viu, sentiu compaixão e cuidou dele'.”, diz o decreto, assinado pelo Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes.
Leia o decreto na íntegra:
DECRETO: Determinações pastorais a partir da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19)
Caríssimos padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas,
Neste momento, somos chamados, à luz do lema da campanha da Fraternidade 2020, a ver, sentir compaixão e cuidar do nosso próximo, a ter serenidade e confiança no Senhor, o qual passou curando toda espécie de doença e enfermidade do povo (cf. Mt 4, 23).
Diante de tantas preocupações e sofrimentos causados pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), somos convocados pelo nosso Santo Padre, o Papa Francisco, a cuidar de nós e, consequentemente, dos outros. No Brasil, a Campanha da Fraternidade 2020 nos chama a refletir e viver intensamente o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Sabemos da alegria em estarmos reunidos em comunidade, celebrando a Eucaristia, antecipando o banquete da eternidade, mas, agora, a situação exige medidas urgentes.
Em atenção às restrições feitas pelo decreto do Governo do Estado de Alagoas e Prefeitura Municipal de Maceió, em 20 de março de 2020:
Ao concluir estas determinações, invoco a intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres e peço aos sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas e a todo o povo de Deus que intensifiquem as orações pela superação desta calamidade, sem esquecer os profissionais da área de saúde e demais agentes sanitários.
Saliento que a Igreja não fecha, o que fecha são os locais de culto, porque a Igreja somos nós, Corpo místico de Jesus Cristo.
Portanto, estejamos sempre unidos propagando a fé e a esperança, acolhendo e nos solidarizando com o nosso próximo, irmãos e irmãos.
Maceió – AL, 20 de Março de 2020
Que Deus abençoe a todos.
Com a minha bênção episcopal,
Dom Antônio Muniz Fernandes, OCarm.
Arcebispo Metropolitano de Maceió
LEIA MAIS
+Lidas