'Aqui Morava uma Família': exposição fotográfica mostra memórias deixadas por moradores do Pinheiro e região

Publicado em 15/08/2023, às 12h29
Foto de Deth Nascimento
Foto de Deth Nascimento

Por TNH1

Histórias, experiências, vidas, memórias. As imagens de cinco fotógrafos usadas em um trabalho de mestrado da urbanista restauradora Gardênia Nascimento registradas nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e região, onde a mineração provocou o afundamento do solo, ganharam corpo e se transformaram na exposição "Aqui Morava uma Família", que será aberta ao público nesta quinta-feira, 17, na Casa do Patrimônio de Maceió, sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Algumas imagens você confere nesta reportagem.

Fotografia de Ana Paula Silva

Muito mais do que imagens, as 60 fotografias da exposição mostram, principalmente, pichações onde famílias deixaram registrados sentimentos e memórias afetivas de um lugar onde passaram parte de suas vidas, mas que hoje, não passam de escombros.

Os fotógrafos Jorge Vieira e a Professora Dilma de Carvalho assinaram a curadoria e, junto com esta pesquisadora, foram escolhidas as fotos, e o projeto expográfico foi desenvolvido pelo Arquiteto Nelson Braga.

Após o lançamento, que acontece às 19h30, a mostra ficará aberta ao público durante dois meses. Os recursos arrecadados com a venda das fotografias serão doados para o S.O.S Pet Pinheiro, que salva animais abandonados nos bairros. 

Gardência Nascimento transformou imagens usadas em trabalho de mestrado em uma exposição aberta ao público.

Além da abertura da exposição, na quinta-feira o evento contará com o lançamento do livro digital “A cidade Engolida- uma discussão inicial do afundamento dos bairros em Maceió-AL pela extração da Sal-gema”.

Gardênia, restauradora do Iphan, propôs uma exposição baseada em ações necessárias para trabalhar a cultura ligada aos bairros de afundamento.

Fotos: Carlos Eduardo/Dilma de Carvalho

Gostou? Compartilhe