Aprendi no Flexal inicia dois cursos técnicos de longa duração para a comunidade

Publicado em 31/07/2024, às 15h43
Divulgação
Divulgação

Por Assessoria

Pela primeira vez o Aprendi no Flexal está oferecendo cursos de longa duração, com cerca de dois anos, para alunos que desejam se especializar e tentar uma vaga no mercado de trabalho. Os cursos – Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática – foram sugeridos pela comunidade por meio de pesquisas e rodas de diálogo. Essas e outras duas capacitações de duração mais curta foram lançadas na noite dessa terça-feira (30), no auditório do Senai, no Poço. Cada curso disponibiliza 20 vagas.

As formações foram estruturadas para atender demandas específicas, proporcionando habilidades valorizadas por empregadores de áreas com demanda de profissionais cada vez mais atualizados. Os cursos de menor duração são o de Unhas em Gel, para profissionais da beleza que queiram se especializar; e Mentoria para Empreendedores, para comerciantes que buscam qualificar seus negócios. A aula inaugural contou com a presença de parceiros do Sistema S que falaram sobre o conteúdo técnico dos cursos e tiraram dúvidas dos interessados.

A supervisora técnica de Educação Profissional e Serviços de Tecnologia e Inovação do Senai, Kelly Acioli, afirma que melhores condições de trabalho são mais acessíveis quando o candidato se prepara e obtém uma certificação reconhecida em todo país. “Mais de 90% dos ex-alunos do Senai estão empregados nas áreas que estudaram. Além da estrutura física, os alunos dos Flexais contam com orientadores, assistentes educacionais e auxiliares de sala. Tudo isso vai ajudar na aprendizagem”, explica.

Cursos técnicos
No curso de Técnico em Informática (TI) serão 1.800 horas/aula formando alunos para manutenção e instalação de redes, criação de aplicativos e desenvolvimento de sites e sistemas para internet, preparando-os para um dos setores mais dinâmicos do mercado de trabalho. 

Nascida e criada nos Flexais, Maria Eduarda Souza Soares, de 18 anos, viu no curso de TI a oportunidade de ser bem-sucedida. “Quando se tem uma especialização assim no currículo, o mercado de trabalho olha diferente para a gente. É uma oportunidade para a vida e eu não podia perder, ainda mais quando penso que é gratuito”, disse a jovem.

Já no curso de Técnico em Enfermagem são 1.600 horas/aula para capacitar os alunos a desempenhar um papel essencial no cuidado de pacientes, atuando como profissional da saúde em diversas atividades. Essa formação também prepara para concurso público, ou atuação de forma autônoma com serviços de atendimento domiciliar (home care), por exemplo.

O gerente de Relacionamento com o Mercado do Senac, Fabio de Melo, garante que alunos terão acesso a um dos melhores laboratórios de saúde de Alagoas. “Temos orgulho de nossa estrutura porque ela nos ajuda a educar para o trabalho e, como consequência disso, transformamos vidas. Basta que os estudantes não desistam no meio do caminho”, aconselha.

Atento ao discurso dos representantes do Sistema S, André Simplício da Silva, de 34 anos, disse que já imagina a nova vida como Técnico em Enfermagem. “Estou determinado a ir até o final para ser empregado na área da saúde. Também quero me tornar um ponto de apoio de emergência para minha comunidade e ajudar quem precisar, num momento de necessidade”, detalha.

Mais oportunidades
O Aprendi no Flexal chega ao total de 13 cursos – nove deles concluídos – e 260 vagas ofertadas. Além dos quatro novos, já foram promovidos para a comunidade os cursos de Mecânico de Motocicletas; Manicure e Pedicure; Pedreiro de Alvenaria; Encanador Instalador Predial; Eletricista Instalador Predial; Cuidador de Idosos; Inglês Básico para Serviços Turísticos; Culinária Básica; e Aplicador de Revestimento Cerâmico.

A previsão é de que outros oito sejam lançados pelo programa até o final do ano: Auxiliar de Saúde Bucal, Barbeiro, Confeitaria, Auxiliar de Cozinha, Manutenção de Celular, Preparação para o Mercado de Trabalho, Preparação para o Enem e Reparos Elétricos. A maioria das aulas vai acontecer no turno da noite para não concorrer com uma possível oportunidade de trabalho, e serão destinadas inclusive a quem já está no mercado e deseja aprimorar conhecimentos para aumentar possibilidades de crescimento.

Aprendi no Flexal
A capacitação profissional para a comunidade dos Flexais é uma das 23 medidas definidas no Termo de Acordo assinado em outubro de 2022 pelo Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Braskem, com objetivo de implementar um conjunto de ações voltadas à integração urbana e ao desenvolvimento da região.

Os cursos são gratuitos e acontecem em parceria com o Senai, Sebrae e Senac, instituições referência em formação profissional. O transporte para o local das aulas e alimentação, quando necessários, são fornecidos pelo Projeto Flexais gratuitamente.

O programa de capacitação foi elaborado a partir da orientação de especialistas em Educação e do diálogo com a comunidade, por meio de pesquisa junto aos moradores (com mais de 300 contribuições) e encontros presenciais. A partir desses resultados, foram identificadas as afinidades e expectativas em relação ao mercado de trabalho.  O acompanhamento de novas vagas pode ser feito através do site https://projetoflexais.com.br/conheca-os-cursos/ ou no Espaço Flexal, aberto de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Ações nos Flexais
Além do Aprendi no Flexal, estão em curso as obras de requalificação viária e de construção de uma UBS e uma creche-escola. Outras medidas em andamento na região são limpeza urbana e combate a pragas, vigilância, rota de ônibus de uso exclusivo e gratuito para a população local, transporte escolar e serviço de apoio psicológico. Foram instaladas câmeras de segurança, a iluminação pública recebeu novas lâmpadas e teve a rede modernizada. Também foi estruturado o Espaço Flexal, que abriga secretarias municipais para o atendimento direto à comunidade.

Compromissos com Maceió
As ações do Projeto Flexais estão entre os 10 compromissos com Maceió reafirmados pela Braskem, com muitos em fase adiantada de implantação ou já concluídos. Esses compromissos acontecem nas frentes social, urbanística e ambiental e integram os cinco principais acordos firmados entre a Braskem e as autoridades nos últimos anos, com grande parte tendo sido definida após discussão com poder público, sociedade e comunidades impactadas. O Aprendi no Flexal integra o compromisso número 5 reafirmado pela Braskem com Maceió: “Capacitação Profissional e Apoio na Geração de Renda aos Moradores Impactados”.

A plataforma Compromissos com Maceió foi feita pela Braskem para que a população possa entender e acompanhar todas essas ações e programas. O endereço de acesso é https://www.braskem.com/compromissosmaceio e os conteúdos são atualizados permanentemente.

Gostou? Compartilhe