por Luan Paz
Muita gente me pergunta o que fazer quando a rosa do deserto fica com o caudex mole e bastante enrugado, por isso hoje, eu trago para você que está enfrentando esse problema com a sua planta, quais os motivos que podem levá-la a apresentar esse sintoma que é bastante comum nas rosas do deserto.
LEIA TAMBÉM
Primeiro, nós temos que entender que o caudex, além de ser parte importante na estrutura e suporte da planta, a função de armazenar água, uma vez que essa planta é nativa de regiões áridas e ser classificada como uma xerófita. Porém essa região pode ficar murcha e amolecida, então vamos verificar quais os principais motivos para que isso ocorra:
A causa mais comum para isso está relacionada à disponibilidade de água, tanto o excesso, quanto a falta podem ocasionar esse problema, por isso, uma rega adequada é extremamente importante para que a sua rosa do deserto não apresente esse quadro. Você pode regar suas rosas, quando o solo estiver seco, para isso basta fazer o teste do palito, mas se a sua rosa estiver em uma área de muita incidência de chuva, basta mudar de local ou protegê-la do excesso de água.
Mas atenção também ao tipo de solo utilizado, pois algumas formulações acabam retendo muita água, prefira utilizar uma mistura com maior capacidade de drenagem, às vezes misturar areia lavada ou de construção em uma proporção de 1:1 com terra preta adubada é mais eficiente que comprar produtos mais caros e sofisticados, que também são eficientes.
Outro problema que pode ocasionar a problemas no caudex das rosas do deserto é o ataque de pragas, sejam fungos ou insetos, eles podem reduzir o armazenamento de água, causando o sintoma de murcha na planta. Porém é essencial que você identifique o agente causador para tomar medidas de controle, por exemplo, uso de fungicidas simples podem controlar fungos causadores de murcha e alguns inseticidas simples e fácies de obter podem ajudar no combate a formigas, pulgões e cochonilhas.
LEIA MAIS
+Lidas