Aprenda a clarear a sala de estar e mantenha o ambiente mais alegre

Publicado em 03/06/2016, às 20h03

Por Redação

Enquanto ambientes escuro criam um clima pesado no ar, espaços com boa iluminação mantêm o clima animado e alegre sem deixar de ser aconchegante. Para especialistas, o ideal é deixar sempre a luz natural adentrar.

Assim, além de a iluminação facilitar os afazeres do dia a dia, economiza-se também na energia elétrica. Sem contar que um ambiente mais iluminado é capaz de encher a casa de vida. Saiba mais!

Como fazer

Para conseguir manter a casa iluminada é preciso identificar o motivo para haver pouca luz no ambiente. Uma das formas de clarear os cômodos é apostar nas cores claras e na iluminação natural através de clarabóias ou tijolos de vidro.

Utilizar pisos de tonalidades claras também ajuda, assim como investir em móveis mais claros e menos pesados. Já em relação às cortinas, evite também tecidos muito escuros.

A ideia é diminuir a claridade ou impedir que o sol queime os móveis, não impedir a luz natural de entrar em casa. Segundo profissionais, os tecidos leves de fibras naturais ou voil com cores claras, branco, em tons de palha ou gelo, são os mais indicados.

Pisos de madeira merecem cautela. Caso o ambiente não seja amplo, dê preferência aos em tonalidades claras, que dão amplitude, enquanto que os de tonalidade escura tendem a diminuir o espaço.

Tipos de luzes

Além da iluminação natural, invista ainda nas lâmpadas e luminárias. Para ambientes escuros o ideal é utilizar luzes brancas, pois as amarelas deixam o ambiente mais apagado. Optar por abajures ou luminárias de piso é também ótima alternativa, uma vez que reforça a iluminação sem precisar modificar instalações elétricas.

Dicas extras:
- os espelhos dão mais luminosidade e sensação de amplitude ao ambiente, além de deixar o espaço mais aconchegante e charmoso;
- janelas em vidro ou paredes de tijolos de vidro são boas opções para refletir luz natural aos ambientes.

Gostou? Compartilhe