Interior

Após vazão, serpentes em rio deixam moradores de Penedo em alerta

TNH1 | 19/01/23 - 12h04
Reprodução

O aumento do nível da água do Rio São Francisco, devido à vazão de usinas hidrelétricas, tem provocado a presença, com maior frequência, de animais peçonhentos na cidade de Penedo. Eles teriam vindo através da correnteza e assustado os moradores da região ribeirinha. A prefeitura do município confirmou que já orientou a população para ter cuidado com a presença desses bichos.

"É possível evitar acidentes. Estamos orientando a população que tenha cuidado com as serpentes, com a questão da leptospirose, tudo isso deixando claro que a Defesa Civil, através da prefeitura municipal de Penedo, está atenta para que não tenha mais problemas no futuro de uma situação que está programada. O que a população de Penedo precisar pode procurar o órgão", disse Geraldo Sabino, coordenador da Defesa Civil Municipal.

A secretaria de comunicação da Prefeitura afirmou ao TNH1 que placas de sinalização foram colocadas às margens do rio, para alertar sobre a força da água e a presença dos animais peçonhentos. Porém, algumas delas foram arrancadas por vândalos. Outras placas já estão sendo instaladas.

A Defesa Civil segue em monitoramento constante das regiões de Prainha, Rocheira e Barro Vermelho e até o momento não houve registro de pessoas feridas por eventuais picadas de cobras ou de vítimas levadas pela correnteza.

Os moradores também estão sendo orientados sobre os cuidados para evitar a transmissão de leptospirose, doença infecciosa a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais, como ratos.