Após terceiro incêndio, Granbio tem centro de distribuição interditado pelo IMA

Publicado em 04/01/2016, às 12h19

Por Redação

Após o terceiro incêndio registrado no período de dois meses, na Granbio, em São Miguel dos Campos, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) interditou, nesta segunda (04), o centro de distribuição da indústria de biomassa.

De acordo com o assessor ambiental do IMA, Genival Pulcino, a medida tem como objetivo prevenir novos incêndios e já era uma intenção da empresa. Com a ocorrência deste domingo, 99% do material estocado foi perdido.

Com a interdição, um novo local para abrigar o centro de distribuição terá que ser definido e passará por processo de licenciamento para funcionar.

“Esse 1% de material que restou vai ser retirado, porque o centro de distribuição tornou-se inviável. Com a interdição, não vai entrar mais nada. Eles podem apenas retirar material e equipamentos. É uma medida de prevenção”, informou.

Visita técnica

Nesta segunda-feira, uma equipe do IMA esteve na Granbio para uma visita técnica, mas por conta da grande incidência de fumaça, não conseguiu avaliar os danos causados, nem estimar o valor de multa que pode ser aplicada.

Segundo Genival, no primeiro e no segundo incêndios foi perdida uma grande área de vegetação nativa, que levou à penalização da empresa. Neste domingo, cerca de um hectare que restava também foi consumido.

Outro dano foi provocado para a população da cidade, que foi obrigada a respirar o ar poluído durante boa parte do dia.

A causa do fogo, porém, ainda não foi esclarecida. “Vamos esperar a fumaça baixar para voltar aqui. No momento, é impossível falar da causa. A própria engenharia de segurança da Granbio não descarta nada, nem mesmo incêndio criminoso”, revelou.

Gostou? Compartilhe