Isolada para monitoramemto da Defesa Civil, a ladeira que dá acesso ao bairro Fernão Velho, na parte alta da cidade, vai contar com o sistema de “Pare e Siga”, a partir do início da tarde desta segunda-feira (31). A medida foi adotada pela Prefeitura após protesto de moradores nesse sábado (29) e visa reduzir transtornos no deslocamento das pessoas que trafegam pela região.
LEIA TAMBÉM
A ação, que é capitaneada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), com o apoio do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), permitirá apenas o acesso na via para veículos de passeio e com capacidade de até cinco toneladas, estes com altura de até 2,5 metros.
O secretário de Infraestrutura Lívio Lima explicou, que apesar da medida, outro trecho da via segue isolado e que ajustes serão feitos para que a medida entre em funcionamento. “Ao longo da manhã, a equipe técnica estará fazendo análises na área e ajustando questões logísticas para que o sistema de “pare e siga” possa ser iniciado no turno da tarde. O outro trecho seguirá interditado para o monitoramento de solo pela Defesa Civil”, explicou.
Agentes de trânsito seguirão com o apoio na área, para garantir a segurança viária e a integridade física de condutores e pedestres. O órgão também segue com painéis instalados nas duas extremidades da Estrada da Goiabeira, para que as pessoas tenham informações sobre o procedimento na via.
Linhas de ônibus - A operação "Pare e Siga" não inclui o transporte público, devido aos ônibus serem veículos de grande porte. Com isso, segue valendo a definição para as três linhas que passam pela região; confira:
057-Rio Novo/Centro - Sai do terminal de Rio Novo, segue pelo Catolé, Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Centro.
714-Rio Novo/Ponta Verde - Sobe a Ladeira do Catolé, passa pela Avenida Durval de Góes Monteiro, Bomba do Gonzaga, Colina dos Eucaliptos e desce pela Santa Amélia, seguindo seu itinerário normal.
058-Fernão Velho/Centro - Sai de Fernão Velho e segue até o terminal de Rio Novo, onde integra com a 057 e com a 714. Na sequência, os ônibus sobem a Ladeira do Catolé, passa pela Bomba do Gonzaga, vai até o terminal da Colina e segue seu itinerário normal pela feirinha do Tabuleiro do Martins e segue para o Centro.
Para auxiliar no transporte de passageiros, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió reforçará a linha 058-Fernão Velho/Centro.