por Deisy Nascimento
É verão, a estação mais quente do ano e o pet geralmente procura o que para se refrescar? Água, muita água, seja para beber quanto para se molhar. Boa parte desses doguinhos não perdem tempo e correm para o mar, piscina, lagoa e rio. Mas…e como eles devem ser enxugados após um banho refrescante? Conversamos com o médico veterinário especializado em dermatologia, Roberto Rômulo (CRMV/AL, 0220), e ele contou como funciona.
LEIA TAMBÉM
O médico veterinário, Roberto Rômulo, disse que os passeios dos cães nas praias, lagoas durante o verão nordestino são bem divertidos e trazem benefícios para a saúde física e mental dos cães. Além disso, “a interação com a água (inclusive nas piscinas) não só refresca os cães, mas também promove o exercício e até mesmo estimulação cognitiva”.
Rômulo acrescenta que, por outro lado é fundamental que se tenham cuidados especiais, evitando os horários mais quentes do dia, afim de prevenir queimaduras nas patinhas e riscos de superaquecimento. “Assim como acontece com a gente, o melhor é levarmos os cães à praia, nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, evitando o calor mais intenso entre 10 e 16h”, contou Rogério Luiz.
A intenção desses passeios tomando banho de mar, de piscina é proporcionar uma experiência mais segura e confortável para os animais.
O profissional acrescentou que após os mergulhos, é importante enxaguar os cães com água doce, visando remover o sal e possíveis resíduos nocivos. “Neste momento, a secagem adequada, especialmente nas orelhas, patas e focinho, minimiza riscos de infecções”.
Mais atenção! Nos cães de pelos curtos, o uso criterioso de uma toalha macia já funciona bem. Já naqueles de pelos mais longos, o uso do secador (morno) muitas vezes é necessário, pois a umidade favorece a proliferação de micro organismos indesejáveis (bactérias e fungos), provocando mau cheiro corporal e até dermatites. O secador precisa ser usado com cuidado, evitando altas temperaturas e o barulho elevado, podendo ser um fator de estresse para alguns animais.
Permitir que os cães desfrutem desses ambientes aquáticos não apenas contribuem para o bem-estar deles, mas também fortalece a relação entre os animais de estimação e os seus tutores.
LEIA MAIS
+Lidas