Cidade que fez história na resistência ao regime de escravidão no Brasil, União dos Palmares, capital da Zona da Mata de Alagoas, ganhou a mídia nacional em 2021 com o primeiro Papai Noel negro das celebrações natalinas e deve repetir o feito de forma ainda maior este ano.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o prefeito Areski Freitas (Kil), o desfile que vai marcar a abertura do natal de União, que ocorre nesta sexta-feira (09), deve contar com uma representação ainda mais ampla de personagens negros nas apresentações que vão percorrer à avenida Monsenhor Clóvis rumo à praça Basiliano Sarmento, ponto central do natal na cidade.
Segundo Kil, a iniciativa de colocar rostos negros em personagens populares de natal, além de remeter aos quilombolas que lutaram pelo fim da escravidão e construíram a história da cidade, também tem como objetivo fazer refletir sobre o racismo e causar essa reflexão desde a infância da quebra dos estereótipos. “Quem foi que disse que o rosto do natal tem que ser sempre embranquecido? A gente começa a avançar mais contra o racismo quando começamos a quebrar essas barreiras”, disse o gestor.
"Desde o ano passado, União dos Palmares vem aí dando exemplo com um Natal diferente, com a Mamãe Noel e o Papai Noel negros, falando sobre preconceito e quebrando os padrões do Natal, que geralmente é com pessoas de pele clara", completou.
A campanha “Natal da Esperança” celebra sua segunda edição e inicia suas atividades nesta sexta, a partir das 17h, em desfile que sai da praça Costa Rêgo e percorre toda a avenida em direção à praça Basiliano Sarmento, onde será o palco principal das programações da prefeitura que ocorrem nos próximos dias, recebendo uma ornamentação especial. A expectativa do prefeito é impulsionar o turismo na cidade durante o período.
+Lidas