Dois meses após o início da fiscalização por videomonitoramento na Feirinha do Tabuleiro, na parte alta de Maceió, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) registrou 518 infrações cometidas pelos frequentadores do local. A quantidade equivale a uma média de oito irregularidades por dia.
LEIA TAMBÉM
Em agosto, a região passou por mudanças de reordenamento no trânsito e contou com a presença dos agentes em ações educativas para a adaptação dos condutores, sem que as infrações cometidas fossem autuadas com a penalidade de multas. Os dispositivos de monitoramento foram instalados no mês de outubro em dois pontos da Avenida Maceió: na área central da Feirinha e próximo à Escola Municipal Pedro Suruagy.
Do total das infrações, a maior parte foi por estacionamentos irregulares, 222 multas foram aplicadas por veículos estacionados impedindo a movimentação de outro carro, 88 multas por estacionar em desacordo com a regulamentação de sinalizações - vagas destinadas para carga e descarga e vagas destinadas a táxis -, 69 multas por estacionar e parar os veículos em locais e horários proibidos pela sinalização e estacionar afastado da guia da calçada a mais de um metro e 34 por estacionar ao lado de outro veículo em fila dupla.
As demais irregularidades se dividiram em 105 multas por transitar pela contramão de direção em vias de sentido único, por transitar com o veículo em marcha à ré fora da distância necessária para pequenas manobras e em calçadas, por estacionar o veículo em cruzamentos de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres e por conduzir motocicleta sem capacete.
O diretor de Operações de Mobilidade da SMTT, Ricardo Duarte, comentou sobre a função das câmeras de fiscalização. “Os condutores precisam se conscientizar e obedecer às sinalizações, para que esse número seja reduzido. Após a instalação, os equipamentos passaram uma semana em fase de adaptação e possuem o papel fundamental de manter o ordenamento do trânsito no local”, finalizou.