A denúncia de surto de raiva em equinos provocou a suspensão de atividades com aglomeração de animais no município de Marechal Deodoro, na região metropolitana de Maceió. A decisão foi comunicada pelo prefeito da cidade, Cláudio Filho, o "Cacau", por meio da rede social na noite dessa quarta-feira, 27.
LEIA TAMBÉM
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e a Secretaria Estadual de Agricultura foram informadas sobre o surto da doença e materiais para análise foram colhidos. No entanto, ainda não há a conclusão do estudo.
"Acabei de receber da Adeal uma recomendação para suspensão de todas as atividades de cavalgada em Marechal Deodoro. Existe a possibilidade da cidade estar passando por um surto da síndrome nervosa da raiva e, com isso, para manter a segurança sanitária de todos os equinos e também o risco de proliferação para os humanos, nós estamos baixando um decreto proibindo manifestações de rua com aglomeração de animais", disse Cláudio Filho.
"Será por tempo indeterminado, até a conclusão dos exames realizados nos animais que tiveram os surtos. Nós vamos aguardar, para tomar novas providências. Eles foram encaminhados para Lacen e depois para o estado da Bahia", acrescentou o prefeito.
O município destacou que, mesmo sem o resultado dos exames, optou por cancelar todas as atividades que envolvem animais, como uma posição preventiva, para evitar o aglomerado deles, que pudessem ocasionar maior transmissibilidade. Sobre a vacinação, porém, não há informações.
LEIA MAIS
+Lidas