De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco, ao menos 1,7 mil pessoas estão desabrigadas após as fortes chuvas que atingiram o estado desde a última terça-feira (23). Na Região Metropolitana do Recife (RMR), 1,2 mil pessoas ficaram desalojadas nos últimos dois dias. Mais de 500 famílias perderam suas casas em Barreiros, na Mata Sul, de sexta a domingo.
LEIA TAMBÉM
O temporal deixou 12 mortos. As cidades de Olinda, Igarassu, Abreu e Lima, no Grande Recife, e Vicência, na Zona da Mata, decretaram situação de emergência. Diante da tragédia provocada pela chuva, voluntários estão arrecadando mantimentos para as famílias que tiveram móveis, roupas e itens pessoais levados pela água.
Além dos pontos de arrecadação, o site Transforma Brasil está com uma campanha emergencial para atender às famílias. A iniciativa é do Movimento Novo Jeito, Ong Samaritanos, FAPA, Movimento Inspire e Mosaico.
Eles pedem colchão, água mineral, alimentos, cestas básicas, itens de higiene pessoal, móveis e roupas. Também serão recebidos itens de higiene pessoal para bebês e crianças, como pomadas, fraldas, algodão e roupas infantis.
LEIA MAIS
+Lidas