O Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assina nesta quinta-feira (17) a portaria de desligamento da televisão analógica em Brasília.
LEIA TAMBÉM
A medida atinge também outras nove cidades no entorno do Distrito Federal, como Cristalina, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Planaltina, Águas Lindas de Goiás, Formosa, Novo Gama e Cidade Ocidental.
Esta é a segunda região do país a desligar a televisão analógica, depois da cidade goiana de Rio Verde, no dia 1º de março deste ano, mas a primeira capital e seu entorno.
A previsão para desligar o sinal analógico era 26 de outubro, mas uma pesquisa da Anatel mostrou que menos de 90% das residências estavam com o conversor para receber o sinal digital.
Numa pesquisa realizada nesta semana, no entanto, chegou-se a conclusão de que 90% das casas estão aptas para a TV digital. A porcentagem atende à exigência mínima determinada pela portaria que instituiu a implantação do sinal digital no país, em 2007.
Desde o lançamento do sinal digital, o cronograma nacional foi mudado cinco vezes. Terminaria em 2017, depois ficou para 2018, 2019, 2021, 2022 e, no momento, está programado o desligamento total no Brasil para 2023.
LEIA MAIS
+Lidas