Após 50 anos de buscas pelo "monstro do Loch Ness", na Escócia, um especialista chegou a uma conclusão sobre a mítica criatura: todos os supostos avistamentos foram falsos. Para Adrian Shine, o que muitas pessoas acreditaram se tratar do monstro de "pescoço longo" não passou na verdade de pássaros aquáticos que caçam no lago escocês se tornando mais visíveis devido às condições climáticas mais claras. Shine acrescentou que misteriosas saliências ou voltas na água, que deram forma à tal criatura no imaginário popular, não passavam de apenas rastros ondulados originários da passagem de barcos.
Essas são as "maiores causas de avistamentos de monstros", de acordo com o naturalista, que acredita que o aumento das buscas por Nessie se deveu à clássica ilustração da serpente marinha retratada em mapas antigos.
"Rastros de barcos são provavelmente a principal causa de avistamentos de monstros, e as aves aquáticas são as de pescoço longo. Claro que há criaturas de pescoço longo no Lago Ness: nós as chamamos de cisnes", declarou Shine, de acordo com o "Daily Star".
"Você pode perder sua capacidade de julgar a distância, e se você não consegue julgar a distância, não consegue julgar o tamanho", explicou o especialista.
Shine, que é morador dos arredores do Loch Ness, descreveu como o movimento da água pode ser interpretado como os solavancos de Nessie em movimento:
"Quando uma embarcação está vindo em sua direção, é óbvio qual é o rastro — você a vê se espalhando pelas laterais da embarcação se aproximando de você, ou mesmo se afastando de você. Mas se estiver passando pela sua frente, é bem diferente. Você vê o trem de ondas individual, os comprimentos de onda individuais, como corcovas pretas sólidas. Elas serão curtas e muitas para uma embarcação se movendo lentamente, e serão mais longas e menos numerosas conforme a embarcação ganha velocidade. As linhas de ondas podem ser quase contínuas, e é uma ilusão fascinante. É muito atraente."
A teoria encontra eco no trabalho do fotógrafo finlandês Tommi Vainionpää. Ele editou uma imagem convincente de Nessie usando imagens de diferentes partes de um cisne, capturadas em silhueta. Outras aves aquáticas confundidas com o monstro incluem corvos-marinhos e mergansos.
LEIA MAIS
+Lidas