A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (14), mandado judicial de busca de documentos no apartamento do ministro da agricultura, Blairo Maggi, em Brasília. Os agentes da PF também cumprem mandados judiciais em São Paulo e Mato Grosso.
LEIA TAMBÉM
O mandado judicial foi expedido após a delação do ex-governador do Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) acusar Blairo de ser o chefe de um esquema de corrupção no estado, entre 2007 e 2010, quando o ministro da agricultura governou o estado.
O relatório da Procuradoria-Geral da República afirma que, segundo Silval, seu ex-chefe de gabinete Sílvio Cezar Correa Araújo, entre 2007 e 2010, praticou “inúmeros crimes contra a administração e lavagem de dinheiro”.
Na delação, Silval Barbosa confessou ter intermediado repasse de R$ 4 milhões, a pedido de Blairo e do ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes ao deputado federal Carlos Bezerra, em 2008, com o fim de comprar apoio do PMDB nas eleições municipais. À época, segundo Barbosa, o partido teria declarado apoio ao adversário do aliado de Blairo.
Silval está preso desde setembro de 2015. Ele é acusado de recebimento de propina em troca de incentivos fiscais no Mato Grosso.
Um inquérito sobre o caso foi aberto no Supremo Tribunal Federal.
Maggi também é investigado na Operação Lava Jato por um suposto recebimento de R$ 12 milhões da Odebrecht para financiar sua campanha eleitoral em 2006. Maggi foi eleito em 2010 foi substituído por Silval Barbosa.
+Lidas