A Secretaria da Segurança Pública, por meio da Chefia de Articulação e Prevenção e o Comando de Policiamento da Capital (CPC), intensificou as ações de prevenção à perturbação do sossego, que são realizadas pelo programa Na Base do Sossego. Ao longo da semana, militares das Bases Comunitárias de Segurança irão aumentar as visitas aos endereços que já possuem denúncias de perturbação do sossego. A ação visa combater esse tipo de crime, que causa tantos transtornos à população. Em uma visita, realizada nesta quarta-feira (15), um aparelho sonoro foi apreendido no bairro do Clima Bom.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o tenente Alex Acioli, da Chefia de Articulação e Prevenção da SSP, o trabalho consistirá em visitar durante o dia endereços já cadastrados e que possuem queixa de som alto, registradas via 190, da Polícia Militar. Desta forma, o trabalho vai orientar as pessoas sobre o risco de ter o equipamento aprendido caso seja constatado reincidência de som alto.
“Durante o período noturno, a Operação Na Base do Sossego continuará com seu trabalho de apreensão em caso de constatação de som alto no endereço visitado. Nos fins de semana, esse efetivo será aumentado. Nessa operação estamos trabalhando os dois eixos, a forma preventiva com a visita aos perturbadores nessa rotina comunitária, além da forma repressiva no período noturno”, explicou.
Nas ações preventivas, as equipes das Bases Comunitárias além de orientar realizam o cadastro via 190 dos perturbadores para que em um segundo momento onde haja reincidência de som alto, esses equipamentos sejam aprendidos.
Resultados positivos
Durante uma das visitas realizadas na tarde desta quarta-feira, uma caixa amplificadora foi apreendida no bairro do Clima Bom, por policiais militares da Base Comunitária do Osman Loureiro, que pertence ao 4º Batalhão.
“Durante as ações que estavam ocorrendo na localidade a guarnição ouviu o som alto e foi até o local. Chegando lá, os militares realizaram a consulta e constataram que a proprietária já era reincidente e o aparelho sonoro foi apreendido. Isso só mostra a importância do trabalho que vem sendo realizado”, afirmou.
O material apreendido foi encaminhado para a sede do 4º Batalhão e posteriormente será encaminhado ao Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, no bairro do Barro Duro. Já o infrator deverá participar de uma audiência no Juizado Criminal Especial da Capital, onde caberá ao juiz avaliar se eles poderão ter o equipamento de volta ou não.
+Lidas