Moradores de pelo menos 62 cidades brasileiras relataram ter sentido tremores de terra após o terremoto de magnitude 7,4 graus que atingiu a fronteira entre o Chile e a Argentina na última quinta-feira (18).
LEIA TAMBÉM
Os relatos foram compilados pelo Centro de Sismologia da USP. A maioria dos registros ocorreu no estado de São Paulo e em cidades vizinhas ao território paulista, mas também foram descritos tremores no Maranhão, Distrito Federal e Santa Catarina.
Veja o mapa das cidades que registraram tremores:
Uma moradora da Vila Clementino, na zona sul de São Paulo, escreveu que, por volta das 23h de quinta-feira, achou que estivesse com tontura. Segundo ela, no apartamento onde mora, no 15º andar, a cortina e as roupas no varal balançaram e não havia vento naquele momento. “Desci pelas escadas porque achei que poderia ser algo da estrutura do prédio e que pudesse cair.”
"O prédio tremeu inteiro, mas nem todas as torres do condomínio sentiram a mesma coisa. A torre 15 foi a que mais tremeu. O prédio balançou e eu tive medo que caísse"
“Primeiro sentimos que estávamos tontos. Depois percebemos a mesa balançar. Ao olhar os copos, o líquido estava balançando também”, reportou uma moradora do 7º andar de um prédio em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
“Estava assistindo televisão e, de repente, senti o encosto do sofá se movendo. Parecia a sensação de quando estamos em uma rede. Pensei ser uma vertigem, mas foi bem rápido”, disse uma moradora de Nova Odessa (SP), a 125 quilômetros da capital paulista.
Um homem que reside em São João da Boa Vista (SP), a 215 quilômetros de São Paulo, disse que, durante o tremor, parecia que um trator estava passando pela rua.
Após o tremor, um morador de Lorena, cidade que fica perto da divisa entre São Paulo e o Rio de Janeiro, relatou ter ligado para a Defesa Civil. “Eles avisaram que provavelmente foi um reflexo do tal terremoto do Chile.”
Veja a lista das cidades
São Paulo
Santa Catarina
Paraná
Rio de Janeiro
Distrito Federal
Maranhão
+Lidas