Anitta grava clipe com diretor acusado de abusar sexualmente de jovens modelos

Publicado em 22/08/2017, às 10h00

Por Redação

O novo clipe de Anitta (Vai Malandra) ainda nem foi lançado, mas já causou comoção na internet. Gravado no Morro do Vidigal, o vídeo teve as primeiras imagens de bastidores divulgadas no domingo (20) e viralizou por mostrar a boa forma da cantora vestindo apenas um biquíni de fita isolante. Aparentemente, o vídeo vai apostar bastante na sensualidade dela e dos atores escalados.

Não poderia ser diferente. Afinal, quem está por trás do clipe é o renomado fotógrafo e diretor Terry Richardson, que já trabalhou com gente como Rihanna, Amy Whinehouse e Barack Obama. O norte-americano ficou conhecido internacionalmente pelos ensaios ousados e vídeos musicais que exploram a nudez feminina, como o mundialmente famoso Wrecking Ball, de Miley Cyrus.

Mas a fama de Terry é proporcional às polêmicas em que ele está envolvido. O fotógrafo foi acusado em 2014 de assediar inúmeras modelos.

Jamie Peck, por exemplo, foi fotografada por Richardson quando tinha 19 anos. Ela contou ao site The Gloss que Terry a fez dançar nua durante uma sessão. Em outra, ele teria tirado a roupa também, pedindo que ela o fotografasse enquanto mexia em seu pênis. "Na segunda sessão as coisas ficaram realmente estanhas. Expliquei que estava menstruada e, por isso, não gostaria de tirar a calcinha. Ele insistiu para que eu ficasse nua e ainda pediu para que tirasse meu absorvente interno", comentou à época.

A modelo Rie Rasmussen endossa as acusações e diz que muitas jovens não têm coragem de negar os pedidos de Terry com receio de perder trabalhos.

(Crédito: Reprodução / R7)

"Ele manipula as meninas para que tirem as próprias roupas e se deixem fotografar em poses que irão envergonhá-las depois. Elas ficam com medo de dizer não porque foram indicadas para o trabalho por suas agências e são muito jovens para se defender", afirmou em entrevista ao The New York Post.

À época, o site Jezebel reuniu diversas acusações semelhantes sobre o comportamento de Rihardson, inclusive relatos em que ele teria obrigado mulheres a praticar sexo oral contra a vontade em sessões fotográficas.

O que causa estranheza é a equipe de Anitta sequer ter levado em consideração o histórico do profissional antes de chamá-lo para dirigir o clipe. É claro que, com a intenção de conquistar o mundo, a cantora enxerga nessas parcerias a possibilidade de ganhar os holofotes da imprensa internacional. Afinal, por mais problemático que Richardson seja, ele ainda é um dos fotógrafos mais requisitados do mundo, seja na indústria musical ou em editoriais de moda.

No entanto, cantoras que trabalharam com ele, cortaram relações e até deixaram de lançar clipes dirigidos por Richardson com medo da repercussão negativa que isso teria.

É o caso de Lady Gaga, que gravou o  vídeo de Do What U Want com ele. Pelas fotos de bastidores, o vídeo, como quase tudo no trabalho do americano, apostaria na estética soft porn. Mas até hoje, o projeto, feito na mesma época das acusações, está engavetado. E nunca deve ser lançado. Apesar dessa decisão da diva, o livro de fotos que Gaga fez com ele continua à venda, inclusive no Brasil.

Miley Cyrus, que gravou clipe e fez ensaio polêmico com Richardson, simplesmente rompeu relações com o profissional após as acusações de assédio. Ao ser questionado sobre todas essas alegações, ele apenas disse que se tratavam de "histórias fabricadas e cheias de ódio". E nunca mais se posicionou sobre os casos.

Se Anitta tinha a intenção de criar polêmica com seu novo clipe, com certeza está no caminho certo. Os figurinos e a locação já estão dando o que falar. E a parceria com o Terry Richardson não passará despercebida, seja pelo clipe ousado que vem por aí, seja por esse passado obscuro do profissional. Resta saber como ela se posicionará quando essas acusações vierem à tona, principalmente em um momento em que ela é considerada um ícone do empoderamento feminino. E não vai demorar até ser questionada pelos fãs, que nas redes sociais já estranham e torcem o nariz para essa parceria.

Gostou? Compartilhe