A Polícia Civil de Alagoas participou, na manhã desta terça-feira (14), de uma operação coordenada pelo Ministério da Justiça, que busca reprimir crimes praticados contra a propriedade intelectual na Internet. De acordo com a PC, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Arapiraca, onde reside um dos responsáveis por “piratear” animações japonesas conhecidas como “Animes”.
LEIA TAMBÉM
“Foi cumprido, por determinação judicial, no município de Arapiraca, mandado de busca e apreensão, bloqueio e/ou suspensão de sites, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais”, explicou o delegado da Seção de Crimes Cibernéticos da PCAL, Sidney Tenório.
O delegado ainda explicou que o alvo da busca foi um estudante de Ciências da Computação de 22 anos. “Foram apreendidos CPU, celular, dispositivos informáticos, tudo para demonstrar a materialidade do crime. Para isso, contamos com a participação de um perito que veio do Estado de São Paulo para auxiliar na busca”, ressaltou o delegado.
A operação integrada no combate à pirataria online, coordenada pelo Ministério da Justiça, ocorre como um desdobramento da “Operação 404” e está sendo deflagrada com a cooperação de associações de proteção da propriedade intelectual no Brasil.
No Brasil, a pena para quem pratica esse crime é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa (art. 184, §3º do Código Penal Brasileiro). Os investigados podem ser indiciados ainda por associação criminosa (art. 288 – CP) e lavagem de capitais (art. 1º – Lei 9.613/1998).
LEIA MAIS
+Lidas