A equipe da Vigilância Sanitária de Maceió, com o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), esteve no Mercado da Produção, no bairro de Levada, na manhã desta quinta-feira (1º), para verificar a denúncia de maus-tratos a animais expostos no ambiente de comércio.
LEIA TAMBÉM
Segundo o coordenador Airton dos Santos, aves e caprinos usados para venda foram encontrados em espaço inapropriado em áreas do mercado, o que também coloca em risco a saúde da população. "Eles comercializam caprinos e aves em lugar inadequado, em espaço apertado, animais com fome, vivendo com maus-tratos", disse.
"Juntos com a Semtabes, a Vigilância Sanitária vai orientá-los a retirar os animais e procurar outro lugar, que tenha pastagem, afinal o animal precisa ser tratado com carinho, tem que se alimentar, são seres vivos. E as pessoas precisam ter essa sensibilidade de não maltratá-los", complementou.
Os comerciantes foram notificados e têm um prazo de 72 horas para a retirada dos animais dos locais. "É uma operação educativa, vamos dar oportunidade aos comerciantes. Vamos dar 72 horas para a retirada dos animais [...] Eles ficam por cima de uma cisterna, com fezes e urinas, um ambiente todo sujo. E no comércio do mercado existe avícola, lanchonetes, barracas de frutas e verduras, e há um risco sanitário muito alto", concluiu.
Não houve apreensão de animais, nem de materiais, durante a fiscalização de hoje.
LEIA MAIS
+Lidas