Uma grande operação de combate a pocilgas de abate clandestino de suínos foi deflagrada em Maceió, na manhã desta segunda-feira (15). A operação é baseada na Lei 5.318/2003, que proíbe a criação de suínos nas áreas urbanas.
LEIA TAMBÉM
O trabalho de fechamento das pocilgas acontece de forma integrada, entre Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Instituto do Meio do Ambiente (IMA), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC).
A operação teve início na região da orla lagunar, no Vergel do Lago. "Esse local já foi notificado há 45 dias, ganharam um prazo de 15 dias, todo mundo sabe que é proibido a criação de suíno na zona urbana, haja vista o risco muito grande para a saúde pública", disse o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Ailton Santos.
As pocilgas clandestinas, segundo o coordenador, são um atentado à saúde pública e colocam vidas em risco. "São suínos criados sem cadastro, sem vacinação, abatidos na própria pocilga", lembrou.
O local para qual os animais apreendidos estão sendo levados será mantido em sigilo, de acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária.