Contextualizando

Análise: "Os gritos de Sebastião Coelho no STF"

Em 25 de Março de 2025 às 17:45

Do portal "O Antagonista":

O desembargador aposentado Sebastião Coelho da Silva foi barrado no plenário da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), onde ocorre o julgamento de Jair Bolsonaro e sete aliados pela trama golpista.

Contrariado, Coelho protestou aos gritos. O ministro Alexandre de Moraes, relator do casos, chega a interromper a leitura do relatório sobre o julgamento diante dos gritos do advogado. É possível ouvir a palavra 'arbitrário'  entre os protestos do desembargador aposentado.

'Estou aqui na porta da Turma onde está começando o julgamento. Sou Sebastião Coelho, advogado de Filipe Martins. Tem lugares dentro do plenário e estou sendo impedido de entrar”, disse Coelho em vídeo que divulgou para informar que estava sendo barrado.

Na gravação, ele discute com funcionários do STF que dizem que ele não poderia fazer a gravação naquele ambiente, por estar em uma área federal e haver uma ordem para não gravar.

Coelho, que ganhou notoriedade nacional ao desafiar os ministros do STF no início dos julgamentos pelo 8 de janeiro de 2023, é advogado de Filipe Martins, que foi assessor especial da Presidência para assuntos internacionais durante o governo Jair Bolsonaro.

Martins está entre os denunciados pela Procuradoria Geral da República pela trama golpista, mas seu caso não está entre os oito casos julgados nesta terça.

No post no qual compartilhou o vídeo de protesto, o desembargador aposentado disse o seguinte:

'Há pouco fui impedido de entrar na sessão de julgamento no STF. Sou advogado do Filipe Martins. E fui preso; depois solto'. '

Coelho foi detido em 'flagrante delito por desacato e ofensas ao tribunal'. Ele reclama no vídeo:

'Eu estou fazendo a minha imagem aqui na porta do plenário, lugares vazios. Estou sendo impedido de entrar. Doutor Beto Simonetti, advogado da OAB, isso é uma vergonha o que está acontecendo contra a advocacia. E Vossa Excelência é responsável pela omissão que tem tido ao longo de todo esse arbítrio que está acontecendo aqui no nosso país.'

Isso é um escândalo para a nação brasileira. Eu estou denunciando, não estou ao vivo, vou descer e vou postar agora ali embaixo e quero ver quem vai me pedir de fazer isso aqui. Isso é uma vergonha, isso não é um tribunal, isso é um tribunal de exceção para esse nosso país e nós temos que estar um basta nisso tudo que tá acontecendo. Chega desse arbítrio. Vergonha nacional.”

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas