Amor 21 grava vídeo convidando para Congresso sobre Síndrome de Down

Publicado em 01/03/2016, às 12h22

Por Redação

A orla de Maceió ficou vermelha e branca durante a manhã do último domingo, 28 de fevereiro. Isto porque as famílias que fazem parte da Associação Amor 21 gravaram um vídeo convidando para o VIII Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down, que acontece em Alagoas em 2017. A filmagem foi realizada no trecho da Ponta Verde junto ao totem ”Eu amo Maceió” e estendeu o convite também para os participantes conhecerem as belezas de Maceió. A ação contou com a parceria entre Maceió Convention, Amor 21 e Semptur.

A candidatura para o Congresso teve o apoio do Maceió Convention e foi disputada com Minas, como conta o pai do Artur e membro da Amor 21, Antônio de Pádua. “Foi uma ótima experiência, principalmente no dia da plenária final quando anunciaram a vitória de Maceió, nos aplaudiram de pé”.

Ele ainda conta que a vinda do evento para a capital alagoana vai ser de grande importância. “Trazer um evento desse porte termina dando uma visibilidade grande à síndrome de down, além de ser uma oportunidade de recebermos importantes nomes do Brasil e do mundo vindo falar sobre este assunto”, comemora.

De acordo com a Presidente da Amor 21, Neila Sabino, o congresso trará mais condições de promover o desenvolvimento e a inclusão das pessoas com síndrome de down na sociedade.

“Estamos focando na divulgação, pois é o maior evento de síndrome de down do país. Vamos trazer especialistas da área, a comunidade cientista, com as novidades e avanços em pesquisas, além de como deve ser feita a abordagem na escola, as estimulações, tudo para focar na melhor qualidade de vida para essas pessoas, porque acreditamos que a inclusão tem início em casa e vai para a rua”, explica.

A Superintendente do Maceió Convention, Danielle Novis, conta que o evento deve reunir em torno de 1000 participantes e ajudar na ampliação das informações sobre o assunto. “A equipe do Amor 21 esteve em Curitiba para a captação do evento e o Maceió Convention apoiou a ação. O turismo também é um caminho para a inclusão e, com o convite, esperamos aumentar o interesse e promover a discussão sobre o assunto”, conta.

Amor 21

A Associação surgiu a cerca de dois anos com algumas mães que se conheceram e formaram grupos nas redes sociais. Com o crescimento das atividades, foi sentida a necessidade de ter a frente pais de crianças com síndrome de down e assim surgiu a ideia de formar o Amor 21, que atualmente conta com 100 famíliAtualmente, o projeto de maior destaque tem sido o “Bem-vindo ao mundo”, que trabalha com acolhimento de famílias com crianças que acabaram de nascer, levando informação de qualidade e ajudando desde o primeiro momento.

“O nosso projeto abrange a informação e o direcionamento. Encaminhamos as crianças para as consultas médicas mais importantes e iniciamos a estimulação precoce com fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, buscando o desenvolvimento mais cedo possível e de acordo com o padrão esperado para qualquer criança”, explica Neila.

A medida que a criança vai crescendo, o trabalho de inclusão na escola e no mercado de trabalho tem início.

“O Amor 21 veio para promover uma melhor qualidade de vida para a pessoa com síndrome de down desde o começo da vida até a fase adulta. Como abordamos desde o acolhimento, então temos muitas crianças com até 5 anos de idade, mas também contamos com adultos também”, lembra a Presidente.

Gostou? Compartilhe