Alunos e profissionais da Educação de Alagoas estão sendo convocados para participar de uma consulta pública online sobre o Ensino Médio. A pesquisa, proposta pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo abrir diálogo com a comunidade escolar para reestruturar a política nacional de ensino.
LEIA TAMBÉM
Desde que foi implementado no Brasil, o chamado "novo ensino médio" vem sendo alvo de críticas. Yasmin Albuquerque, de 16 anos, é estudante do segundo ano do ensino médio em uma escola pública de Maceió e acredita que os estudantes da rede pública, em sua maioria, não estão preparados para ingressar em uma universidade pública, tampouco, no mercado de trabalho.
"A gente vê o esforço dos professores e dos próprios alunos, mas não temos os mesmos recursos de alunos de escolas particulares, que também fazem cursinho. O que todo aluno quer é ter a chance de aprender de verdade e poder entrar numa faculdade", disse.
Em entrevista ao TNH1, uma gestora, que prefere não se identificar, explica que as mudanças recentes no ensino médio ainda dividem opiniões. Se por um lado, o aumento da carga horária é positivo para ocupar o tempo dos jovens, por outro, esse aumento vem com uma imensa redução das disciplinas básicas.
"A formação geral foi reduzida e colocam o que eles chamam de itinerários formativos, onde a turma escolhe a área de maior interesse para aprender, mas nem todos os alunos desta turma possuem aptidão para tal e vão escolher a mesma área no ensino superior. Desta forma estes alunos acabam prejudicados", explicou a profissional.
As queixas e acertos do ensino médio serão analisadas pelo MEC durante a consulta. Os estudantes, professores e gestores escolares têm até o dia 6 de julho para responder a pesquisa. O acesso é simples, por meio de celulares ou computadores, utilizando o código QR ou os links disponibilizados pelas escolas. Veja abaixo:
Para computador: http://bit.ly/consultapublicaonlinemec-web
Para celular: http://bit.ly/consultapublicaonlinemec
A Seduc destaca que além desta consulta, o Governo Federal está proporcionando uma série de ações de reavaliação do Ensino Médio, incluindo audiências públicas, seminários com especialistas e reuniões junto a diversas entidades. O cronograma destas ações está disponível no site https://www.gov.br/mec.
"A Seduc aguarda ansiosa o resultado da consulta, que apoia e divulga nas escolas e rede sociais, pois entende que as contribuições da comunidade escolar serão bem vindas para os ajustes necessários neste projeto de organziação do ensino médio", disse Ricardo Lisboa, superintendente de desenvolvimento do ensino médio.
LEIA MAIS
+Lidas