Alunos da escola municipal Edécio Lopes têm aula na calçada para cobrar realocação para novo prédio

Publicado em 01/04/2022, às 11h49
Aula na calçada foi em protesto contra a Prefeitura de Maceió | Foto: Cortesia ao TNH1
Aula na calçada foi em protesto contra a Prefeitura de Maceió | Foto: Cortesia ao TNH1

Por Redação TNH1

Sem espaço físico há mais de dois anos, alunos da Escola Municipal Edécio Lopes, antes localizada no bairro Pinheiro, participaram de uma "aula na calçada', nesta sexta-feira, dia 1º,  para cobrar providencias da Prefeitura de Maceió, que teria descumprindo vários acordos para realocação da unidade em um novo prédio. A situação da Edécio Lopes se junta a uma situação que se agrava na Educação Municipal. Nessa quinta-feira, 31, o TNH1 noticiou a situação caótica na Escola Municipal Professora Marilúcia Macedo dos Santo, no Jacintinho, onde falta até banheiro. Leia matéria completa

O ato foi realizado no pátio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Cambona, segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), professora Consuelo Correia, uma forma de chamar atenção para os descansos enfrentados pelos estudantes.

"São dois alunos de aulas remotas, mas temos muitos alunos que não têm celular ou Internet em casa para participar dessas aulas. Temos casos aqui de estudantes que estão pedindo dinheiro nos sinais, todos sabemos que muitas dessas crianças passam necessidade e contam com a merenda escolar", argumentou a professora, acrescentando que o kit ofertado pelo Município "não é suficiente para suprir as necessidades dos estudantes".

Escola tem 200 alunos, que cobram  o retorno das aulas presenciais. Foto: Cortesia ao TNH1 

Conforme a professora, desde julho de 2021 que a Prefeitura vem descumprindo acordos para a transferência dos estudantes a um novo prédio. "Já tivemos muitas reuniões e sempre eles nos dão um prazo de 15, 30 dias, mas até agora nada e estudantes e seus familiares têm que encontrar formas de lidar com essas inverdades colocadas pela Prefeitura", pontuou. 

Para tentar uma solução para o caso, o Sinteal também acionou o Ministério Público Estadual (MPE).

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação que já está em andamento um processo para compra de um novo prédio para atender os alunos. Veja a nota:

"A Secretaria Municipal de Educação informa que já está em andamento um processo para compra de um prédio que irá atender os alunos da Escola Edecio Lopes, aguardando os trâmites jurídicos para a aquisição. A Secretaria informa ainda que tem trabalhado para que, até o próximo mês, a nova escola já esteja disponível".

Gostou? Compartilhe