A falta de organização na fiação das ruas de Maceió tem gerado verdadeiros emaranhados de fios, que além de desagradáveis visualmente, colocam em risco a população. Os entrelaçados estão em vários pontos da cidade e chegam a atrapalhar a passagem de pedestres, representando perigos de choque elétrico.
LEIA TAMBÉM
O Corpo de Bombeiros (CB) registra com frequência princípios de incêndios causados pelo problema.
"Às vezes a fiação está próximo de estabelecimentos comerciais e ao ocorrer o curto-circuito ou princípio de incêndio pode causar o calor por irradiação. Esse calor chega nos estabelecimentos e, dependendo da carga incendiária que ali esteja, pode causar um incêndio de grandes proporções", alerta o tenente Jefferson do CBM.
Ricardo Sampaio é engenheiro eletricista e chama atenção para o risco de acidentes também para quem trabalha na manutenção dos postes, como técnicos de telefonia. "Não se sabe o que está energizado, o que está em curto e o que está vazando corrente. Vem um instala, vem outro instala, o que vai sobrecarregando esses postes", pontua.
A Equatorial Energia, que fiscaliza a situação dos postes, disse que notifica provedores para resolução do problema nos pontos identificados pela distribuidora. Assista à matéria da TV Pajuçara sobre os riscos da fiação desordenada: