Pelas ruas da cidade, em locais abertos e até à sombra, a reclamação é uma só: o calor está insuportável. O sol causticante e a alta temperatura têm feito muita gente transpirar e buscar auxílio do ar condiconado, ventilador e de tudo que produza uma brisa para refrescar o corpo.
LEIA TAMBÉM
Além do verão, que faz subir a temperatura, um fenômeno cujo centro está bem em cima do Nordeste está fazendo com que os termômetros subam ainda mais: trata-se de um vórtice ciclônico, conforme explica o meteorologista Emanuel Teixeira.
“O vórtice ciclônico é um sistema de baixa pressão, que faz com que o centro dele fique aberto, sem nuvens. Neste caso específico, o centro dele está bem em cima do Nordeste. Desse modo, há uma incidência maior da radiação solar e o consequente aumento da temperatura”, explica Emanuel.
Segundo ele, o último dia 26 registrou as maiores temperaturas em Alagoas. “Na região de Piranhas e Pão de Açúcar, no Sertão do São Francisco, a temperatura chegou a 38,5º. Em Maceió fez 33,5º”, constatou.
Ainda de acordo com ele, a tendência é de que a temperatura comece a baixar a partir deste sábado, quando haverá um aumento da nebulosidade. A previsão é de pancadas de chuvas a partir de segunda-feira.
LEIA MAIS
+Lidas