Alisson dos Santos é campeão mundial nos 400m com barreiras e bate recorde de tempo

Publicado em 20/07/2022, às 11h11
Foto: Cbat/Reprodução
Foto: Cbat/Reprodução

Por GE

O brasileiro Alison dos Santos se tornou campeão mundial dos 400m com barreira na noite desta terça-feira, em Eugene, nos Estados Unidos, ao vencer a prova com o tempo de 46s29, melhor marca do ano, deixando Karsten Warholm, campeão olímpico, e Rai Benjamin, prata em Tóquio, para trás. Mas ele não se contenta apenas com o ouro.

A marca anotada por Alison nas pistas americanas é a melhor do ano, superando os 46s80, também dele, feitos na etapa de Estocolmo da Diamond League em junho, mas ainda está acima do recorde mundial de Warholm: 45.94s na final das Olimpíadas de Tóquio, em 2021. Depois da prova, o brasileiro projetou baixar o tempo.

"A pergunta não é nem mais se é possível, é quando vamos chegar", afirmou Piu.

- A gente tem noção de que essa marca é possível. Em algum momento, [correr na casa dos] 46s foi distante para a gente. Como 45s já foi, hoje já não é mais. Dá pra sonhar - completou.

Na final disputada em Eugene, Alison anotou o melhor tempo da carreira, o anterior era justamente na final das Olimpíadas, o 46s72 que rendeu a medalha de bronze. A frieza nas decisões, vem de uma mentalidade baseada no trabalho.

- É questão de saber que aqui é a parte fácil. Competir é muito fácil. É a parte que você chega ali ó, não tem dificuldade, não tem dor, não tem estresse, não tem nada. Eu fico nervoso nos treinos. Quando eu estou aqui, me sinto em casa. Me sinto muito confortável. Eu sei que a parte mais difícil já foi - destacou.

Apelidado de "Homem Gelado" por conta do uniforme azul que vem usando durante a Diamond League, Alison dos Santos destacou ainda o objetivo de se tornar uma lenda do esporte para as próximas gerações.

- A gente sempre conversou de fazer história. A gente quer ser uma lenda. Quer deixar nosso nome. Que daqui a 30, 40, 50 anos, quando forem falar de atletismo, dos 400m com barreira, vão lembrar quem foi Alison dos Santos e o que a gente fez na pista - concluiu.

Piu faz temporada perfeita em 2022, coroada pelo título mundial. Ele está invicto nos 400m com barreira, tem o melhor tempo do ano, estabelecido na final desta terça-feira e foi ouro em quatro etapas da Diamond League.

Em 2021, Alison já fez história ao conquistar o bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio com o tempo de 46s72, apenas 0s02 acima do recorde mundial até aquele dia. O azar do brasileiro é que tanto Warholm quanto Benjamin correram tempos abaixo da melhor marca da história, estabelecida um mês antes pelo próprio norueguês.

Gostou? Compartilhe