por Deisy Nascimento
Olá, gente!
LEIA TAMBÉM
Hoje vamos trazer aqui no blog alguns alimentos que são prejudiciais à saúde do pet! Conversei com a Valéria Bentes Ferreira, zootecnista (CRMV/ AL – 218 ZP) e médica veterinária. (CRMV/ AL – 1725 VP) e ela me ajudou a repassar para vocês algumas comidinhas que devem ser evitadas. Vamos lá!
Abacate ou avocato – um vilão exposto, mas, que teve declínio da fama após a contestação científica em 2012 quando a multinacional Procter & Gamble conduziu um estudo que inclua 1% de avocados moídos (com casca, caroço e a polpa) na dieta de cães. O trabalho se chama “Tolerance and Safety of An Avocado-Based Ingredient for Adult Dogs” (“Tolerância e Segurança de um Ingrediente à Base de Avocado para Cães Adultos”). Demonstrando que o alimento pode ser ofertados aos animais, de forma moderada por conta do seu alto teor de gordura e partes do frutos.
A uva, uva passa e seus derivados, pode causar insuficiência renal. Não devem ser ofertados de forma alguma aos cães e gatos.
Chocolate, produzido do cacau. Possui teobromina, substância que em acúmulo no organismo causa toxicidade para os cães por ser estimulante cardíaca, vasoconstritora e por apresentar ação diurética. Provoca grande estímulo cerebral e aumento do trabalho muscular cardíaco, podendo resultar em arritmias, parada cardíaca e levar a morte.
Cebola e alho, seu consumo possui grandes restrições. Podem ocasionar anemia hemolitica, vômito, diarreia, depressão e desidratação.
Por ter em sua composição um alto teor de gorduras e carboidratos, o pão de queijo pode causar desconforto abdominal, diarreia e até alergia, caso o animal seja intolerante a um de seus ingredientes.
Açaí não pode! Esse alimento possui muitos efeitos benéficos para os seres humanos, mas para nossos amigos pets ele não é nem um pouco recomendado! No açaí temos a mesma substância que existe no chocolate, a vilã: teobromina. Os pets não conseguem metabolizar essa substância, e podem acabar tendo um quadro de intoxicação.
Em caso de dúvida ao que ofertar de alimento ao seu pet, procure um médico veterinário ou zootecnista, desta forma você manterá seu pet sempre bem alimentado, feliz pela diversificação alimentar e seguro.
LEIA MAIS
+Lidas