Carnaval

Alimentação na folia: nutricionista dá dicas sobre o que priorizar e o que evitar

Ana Carla Vieira | 06/02/23 - 15h52
Reprodução/Internet

“Bebeu água? Não?” A frase já faz lembrar o Carnaval e não é à toa: para além do hit de Timbalada que marcou as festas de rua da década de 90, beber água é a unanimidade entre as recomendações dos profissionais da saúde.

“É muito importante se hidratar e mesmo se estiver consumindo bebida alcoólica, procure intercalar a ingestão dessas bebidas com água mineral”, ressalta a nutricionista clínica e esportiva, Laura Zaidan.

Além disso, a nutricionista dá a dica dos isotônicos, já que nas altas temperaturas dos blocos o corpo acaba perdendo muitos sais minerais.

Isotônico é uma bebida constituída por água, sais minerais e carboidratos, contendo formação semelhante ao plasma. São ricos em cálcio, potássio, fósforo e sódio e foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração.

“Deve-se investir no consumo de isotônicos, sejam eles naturais, como a água de coco, ou até isotônicos caseiros, com água, limão, sal, açúcar e bicarbonato de sódio. O ideal é que se tome antes de cair na folia, para manutenção dos sais minerais do corpo. Mas pode ser ingerido no pós-festa também, para repor as energias gastas”, recomenda Laura Zaidan.

Confira abaixo uma receita de isotônico caseiro:

Ingredientes:

1 litro de água (de preferência mineral, mas podendo ser gelada)

1 colher de sopa pequena ou de sobremesa de bicarbonato de sódio

1 colher de sopa pequena de sal marinho iodado

2 colheres de sopa de açúcar (pode substituir por mel, se quiser).

02 unidades de limões espremido, ou pode ser laranja também.
 

A nutricionista chama a atenção apenas para o fato de que, se optar por colocar as frutas, que consuma imediatamente, sem guardar para tomar depois. 

“Além disso, recomendo que procure líquidos refrescantes como sucos da fruta e também açaí, que dá mais energia ao corpo”, complementa a nutricionista

O que comer antes de ir para as prévias - Para as refeições, Laura indica que sejam feitas ao mínimo duas no dia da folia, dando preferência a alimentos que tenham alta fonte de energia, como os carboidratos presentes no pão integral, no arroz e no macarrão. “Recomendo que já saia de casa bem alimentado, evitando comidas de rua e comidas gordurosas para aguentar o ‘pique’. Indico o consumo de queijo, ovo, batata doce, inhame e carnes brancas como o frango e o peixe”, diz a profissional.

E para evitar a temida ressaca no dia seguinte? “Água antes, água durante e água depois”, indica a nutricionista.  

Confira o vídeo com as principais orientações da nutricionista Laura Zaidan:


 

COBERTURA MULTIPLATAFORMA - O Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) também entra na avenida com a cobertura do melhor da folia. Mais de 50 profissionais estarão diretamente envolvidos na transmissão multiplataforma, no dia 11/02, através do TNH1, TV Pajuçara e Rádio Pajuçara FM. Na TV Pajuçara, a festa começa ao meio-dia, com equipes AO VIVO direto dos desfiles e do Camarote Celebration.