A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, que também atende por "Janja", exibiu nas redes sociais, desde o último domingo, uma cascata recentemente construída na Granja do Torto, que funciona como casa de campo da Presidência da República.
O fato se constitui numa contradição do governo, pois coincide com a suspensão de caminhões que fornecem água potável para a população do Sertão nordestino, o que fez por merecer um pronuncimento do deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil/AL) no plenário da Câmara.
O parlamentar alagoano desabafou:
"O Brasil está passando sede. No Nordeste, mihares de nordesrinos tiveram a suspensão da Operação Carro Pipa. Lá no meu Estado, Alagoas, mais de 30 municípios estão com cidadãos passando sede. Olha que incongruência: Lula e Janja
posando para a inauguração de um suntuosa na casa de verão, lá na Granja do Torto. Enquanto os nordestinos passando sede, passando fome, na beira do Rio São Francisco."
E acrescentou:
"Isso é uma vergonha para a nação brasileira. Eu fico me perguntando o que passa na cabeça do presidente da República com a necessidade de contenção de gastos, às vésperas de um anúncio do corte de gastos, posarem juntos ele e a primeira dama, para a inauguração da cascata da Granja o Torto."
Foi mais além Alfredo Gaspar, ao ironizar a situação:
"Que coisa linda, Brasil. Esse país é muito rico. O presidente jogando dinheiro na lata do lixo para se deleitar nas cascatas da Granja do Torto..."
Complementando as informações do parlamentar de Alagoas: em março, o governo abriu uma licitação de R$ 20 milhões para realizar reparos e obras emergenciais nos imóveis oficiais da Presidência da República, incluindo a Granja do Torto.