Alerta para baixa umidade relativa do ar é renovado para regiões de Alagoas

Publicado em 26/10/2023, às 13h59
Imagem de Satélite | INMET
Imagem de Satélite | INMET

Por Redação TNH1

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais de Alagoas (SPDEN/SEMARH/AL) emitiu um novo alerta meteorológico nesta quinta-feira (26), sobre a baixa umidade relativa do ar nas regiões do Sertão e Sertão do São Francisco. O nível de alerta se dá porque as condições mostram a umidade relativa abaixo de 20% nessas localidades.

De acordo com o monitoramento, o alerta é válido para a tarde desta quinta-feira (26), podendo se estender até o sábado (28).

De acordo com a Superintendência, a presença de um sistema de alta pressão, associado a atuação de uma massa de ar seco e quente, inibe a formação de nebulosidade sobre o estado de Alagoas, favorecendo a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados sobre a região. 

CONFIRA OS RISCOS ASSOCIADOS À BAIXA UMIDADE DO AR:

  • Aumento do potencial de risco de incêndios em pastagens e florestas;

  • Elevação da evaporação, com consequente diminuição de reservas hídricas;

  • Complicações alérgicas e respiratórias, como sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais afirmou que segue monitorando as condições e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis dos principais rios, podem ser feito pelo site da SEMARH através dos links: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao e  http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico

Gostou? Compartilhe