A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais de Alagoas (SPDEN/SEMARH) divulgou, na tarde desta quarta-feira (24), um alerta hidrometeorológico mostrando a situação dos rios Jacuípe e Camaragibe, no Litoral Norte e Zona da Matado Estado.
LEIA TAMBÉM
De acordo com os dados do órgão, o nível do Rio Jacuípe, que na tarde de hoje registrou cota de 477cm, se mantém acima da cota de atenção (420cm) e pode transbordar nas próximas horas, no município de Jacuípe.
Já o Rio Camaragibe se mantém elevado e transbordou em alguns pontos na tarde de hoje. Segundo a Sermarh, a previsão é de elevação gradual da cota do rio, podendo atingir quem os municípios margeados pelo leito dele.
Alerta para as próximas horas - A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais de Alagoas ainda alertou para o registro de fortes chuvas, nas próximas horas, na região Norte de Alagoas.
O órgão pede para que a população ribeirinha acompanhe diariamente a previsão do tempo, juntamente com o monitoramento dos níveis dos rios pelo site da Semarh.
Defesa Civil alerta para volta da chuva em AL - A Defesa Civil Estadual comunicou, na manhã desta quarta-feira, 24, que recebeu a confirmação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) de que, a partir desta quinta-feira, 25, a previsão de chuva para Alagoas pode levar a uma média de 100 milímetros de água para a maioria das cidades em 24 horas. O tempo chuvoso preocupa os órgãos estaduais e municipais, visto que o solo ainda está encharcado devido às chuvas do último fim de semana e o nível da água dos rios subiu.
Segundo o chefe do Setor de Desastres Naturais da Defesa Civil Estadual, Douglas Gomes, com o volume de chuva esperado para amanhã, há risco de deslizamento de terra e de transbordamento dos rios no Estado. O órgão destacou que já trabalha para evitar possíveis tragédias.
"Estamos esperando uma média de 100 milímetros em um período de 24h. Como o solo já está bem encharcado, o cuidado fica mais que dobrado. A previsão é de que o Rio Jacuípe e o Rio Camaragibe possam transbordar. Neste momento, o nível do Rio Jacuípe está 66 centímetros maior do que a cota de atenção. Estamos orientando aos coordenadores municipais para que retirem imediatamente a população das áreas de riscos", disse.
LEIA MAIS
+Lidas