Alagoano de Viçosa, Aldo Rebelo assumiu nesta segunda-feira, 19, o cargo de secretário deRelações Internacionais da prefeitura de São Paulo.
LEIA TAMBÉM
Ex-vereador da cidade paulistana, ex-deputado federal por São Paulo e presidente da Câmara dos Deputados, Rebelo foi também ministro de governos do PT, em gestões de Lula e de Dilma Rousseff.
Na posse, fez referências ao antigo aliado Lula pelas declarações do atual Presidente da República no exterior, especialmente pelas comparações a ações do governo de Israel na Faixa de Gaza às práticas do nazista Adolf Hitler contra o povo judeu:
“Eu não vou aqui fazer avaliação das falas do presidente Lula, porque ele tem o Itamaraty para falar por ele. Ele tem a imprensa para fazer a apreciação crítica das falas… Então, Lula é responsável pelo que diz”.
E explicou o seu posicionamento:
“O Brasil está vocacionado ao caminho da conciliação e do entendimento. O Brasil tem que ser sempre o caminho da solução, o Brasil não pode ser parte do problema”, disse Aldo Rebelo.
As declarações de Lula foram consideradas “vergonhosas e graves” pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e pela Confederação Israelita do Brasil, para quem as falas do chefe do governo do Brasil “ofendem a memória das vítimas do Holocausto e de seus descendentes”.
LEIA MAIS
+Lidas