Alagoas vai receber 29.700 doses da vacina Janssen nesta terça-feira

Publicado em 13/12/2021, às 16h52
Carla Cleto / Ascom Sesau
Carla Cleto / Ascom Sesau

Por Redação TNH1

Após tumulto e muita reclamação de que as doses do imunizante da Janssen não foram suficientes para quem estava na fila, nesta segunda-feira, 13, em Maceió, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) anunciou que vai receber nesta terça-feira, 14, mais 29.700 doses da vacina. Os imunizantes são destinados às doses de reforço dos adultos com 18 anos ou mais, que tomaram a dose única da vacina contra Covid-19 há pelo menos dois meses. 

Em Maceió, 15.916 pessoas tomaram a primeira dose da vacina Janssen em junho, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Como foram distribuídas apenas 1.740 doses do imunizante nesse fim de semana, na capital, pouco mais de 14 mil maceioenses seguem aguardando para tomar a dose reforço. 

Na última sexta-feira, o Programa Nacional de Imunização (PNI/AL), iniciou a distribuição de 6.350 doses do imunizante Janssen. A alta procura e as doses limitadas da vacina geraram longas filas e frustração de quem não conseguiu se vacinar nesse final de semana. "A esperança é tomar a vacina. Como fica a situação da gente? A gente falta trabalho para resolver uma coisa, gasta combustível, paga estacionamento e hoje não tem vacina", lamentou o senhor Adenilson, que estava na fila da vacina nesta segunda-feira, no estacionamento do Maceió Shopping. 

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que aguarda a chegada das vacinas para retomar a aplicação das doses do imunizante. 

"A Secretaria de Saúde de Maceió informa que, conforme anunciado no último sábado (12), iniciaria a vacinação desta segunda-feira (13) com a distribuição de fichas correspondentes ao quantitativo de doses restantes de vacina da Janssen, o que foi feito. A Secretaria aguarda o envio de nova remessa para retomar a aplicação da dose de reforço com o imunizante. A aplicação de outras vacinas segue nos quatro pontos fixos, nas 20 unidades descentralizadas, no PAM Salgadinho e na unidade móvel do Centro de Atendimento o Turista (CAT Móvel) na Ponta Verde".

Inicialmente, o esquema completo da Janssen era feito apenas com uma dose única. Agora, por orientação do Ministério da Saúde, é preciso um reforço com o imunizante do mesmo fabricante, com intervalo de 60 dias. A distribuição das vacinas ocorre após os gestores das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) realizarem as solicitações e os agendamentos, por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES).

Gostou? Compartilhe