A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou nesta quarta-feira (29), o 1º Workshop de Planejamento e Projeção para o Período Chuvoso 2023 de Alagoas. Durante o evento, que aconteceu no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, a Rede de Monitoramento Meteorológico e Hidrológico de Alagoas anunciou a criação de uma rede de monitoramento, que fará a cobertura em tempo real das condições meteorológicas em todos os municípios do estado.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o órgão, a rede, considera pioneira em todo o Brasil, será composta por 60 novas estações. Com isso, Alagoas passará a ser o primeiro estado brasileiro com cobertura de todos os municípios, em tempo real, das condições meteorológicas e do monitoramento de desastres naturais. Ainda segundo o órgão, isso aumentará de forma significativa a celeridade na emissão de avisos e alertas para os órgãos de proteção e defesa civil, diminuindo os riscos para a população.
A Semarh também explicou que a instalação dessa nova rede seguirá critérios técnicos e que vai priorizar os municípios atingidos pelas cheias ocorridas em 2022.
LEIA MAIS
+Lidas