O informe semanal de dengue, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), aponta que Alagoas tem seis municípios com risco de surto de dengue. O boletim foi enviado ao TNH1 pela pasta, nessa terça-feira (23). Os dados usam a metodologia do Levantamento de Índice Rápido (LIRAa).
LEIA TAMBÉM
De acordo com a publicação, informações coletadas no período de 18 de fevereiro a 18 de março de 2024 apontam que as cidades que possuem este risco são Senador Rui Palmeira, Marechal Deodoro, Murici, Inhapi, Maribondo e Ouro Branco. Além disso, o estado possui 60 municípios em situação de alerta (confira no mapa abaixo).
O mapa mede o Índice de Infestação Predial (IIP - Zona Urbana), por município. Crédito: Sesau. |
Alagoas também possui 35 cidades em situação considerada satisfatória em relação à doença. O único município que não possui dados sobre o estado de disseminação da dengue é Maceió. Vale ressaltar que seis municípios próximos à capital estão em alerta (Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Satuba, Flexeiras, São Luís do Quitunde e Barra de Santo Antônio).
Sobre o LIRAa
O Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) para o Aedes aegypti é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida por amostragem da quantidade de imóveis, com a presença de recipientes com larvas do mosquito.
LEIA MAIS
+Lidas