Alagoas tem alerta de chuvas intensas prorrogado novamente pelo Inmet

Publicado em 24/02/2024, às 17h30
Reprodução / Inmet
Reprodução / Inmet

Por TNH1

Mais uma vez nesta semana o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou o aviso de chuvas intensas para todo estado de Alagoas. O alerta amarelo foi emitido novamente na manhã deste sábado, 24, com a previsão de término para às 10h desse domingo, 25.

A previsão segue a mesma do primeiro comunicado divulgado ainda na sexta-feira, 23, que é de que o volume das chuvas seja entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e os ventos podem ir de 40 km/h a 60 km/h. 

Também existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

As instruções do Inmet seguem sendo as mesmas. Confira abaixo:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;

  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil, por meio do telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, através do 193.

Semarh também emitiu alerta

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) divulgou, também nesta manhã, um alerta para a ocorrência de chuvas de intensidade moderada, que podem ser acompanhadas por rajadas de vento, nas regiões do Litoral e Baixo São Francisco. 

De acordo com o órgão, os maiores acumulados de chuva são esperados na metade norte do Litoral, incluindo região metropolitana de Maceió, e na Zona da Mata alagoana. O alerta pode se estender até a próxima terça-feira, 27.

Tornado em Estrela de Alagoas

Na última quinta-feira, 22, um tornado foi registrado na zona rural de Estrela de Alagoas. O fenômeno deixou os moradores assustados e atingiu 17 residências, com duas delas ficando completamente destruídas. 

De acordo com informações levantadas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a maioria das residências fica na região do sítio Lajeiro dos Nicácios. Em todas as residências houve destelhamento. Em alguns casos, as casas tiveram paredes quebradas pela força do vento. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Gostou? Compartilhe