O estado de Alagoas registrou aumento no total de roubos a veículos em agosto de 2023, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do governo Paulo Dantas e foram divulgados na manhã desta quarta-feira (13), em uma coletiva de imprensa que contou com a presença do governador e da cúpula de segurança do estado. O balanço da violência aconteceu no salão de despachos do Palácio República dos Palmares, em Maceió.
LEIA TAMBÉM
Em agosto deste ano, o estado registrou oficialmente 138 roubos a motocicletas e similares, o que representa um aumento de 38% em relação ao mesmo mês do ano de 2022. Em relação a veículos de passeio, também houve uma alta. Foram 56 ocorrências e um aumento de 69,70%.
Na capital alagoana, roubos a motocicletas cresceram 48,57% (foram 52 ocorrências, 17 a mais que no ano passado. Já roubos a veículos de passeio, subiu 27,78% (foram 23 neste mês, e 18 em 2022).
Índices em queda - Uma das principais quedas nos dados de criminalidade divulgados pela SSP estão no número de mortes violentas intencionais. De acordo com os gráficos (veja no final da matéria), Alagoas atingiu o melhor número da série histórica, registrada desde 2012. Em agosto de 2023, o estado registrou 56 mortes por MVI. O número não conta com intervenções policiais.
Além das mortes, também foram registrados uma diminuição no número de apreensões de armas - foram 112 em agosto deste ano (146 no último ano) - e de drogas - de 268 kg para 137 kg.
Roubos a residências no estado também seguem em queda, segundo a SSP. Foram apenas duas ocorrências neste período, contra 17 no ano passado, o que representa uma queda de 87,5%.
A Secretaria de Segurança Pública ainda divulgou que não houve registros de roubo em transportes coletivos de todo o estado em agosto de 2023.
Confira, abaixo, alguns dos dados e gráficos divulgados durante a coletiva de imprensa.
LEIA MAIS
+Lidas