Teve início na noite dessa quinta (1º), em Maceió, o 113º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça. O evento, que prossegue na sexta-feira (2), vai discutir os rumos do Judiciário e o aprimoramento da prestação jurisdicional.
LEIA TAMBÉM
A abertura do encontro ocorreu no Plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e reuniu representantes de todos os TJs do país. De acordo com o presidente do TJAL, Otávio Praxedes, o evento vai possibilitar que os Tribunais troquem experiências e debatam os desafios do Judiciário na atualidade.
“Esse encontro é uma oportunidade que temos para debater assuntos de grande interesse para o Judiciário brasileiro, para que possamos evoluir atentos às boas experiências que vêm sendo desenvolvidas por cada um dos Tribunais que estão aqui representados”.
Ainda segundo o desembargador, o Judiciário precisa estar cada vez mais bem estruturado para responder aos anseios da sociedade. “Devemos desburocratizar o Poder Judiciário, como forma de viabilizar a otimização da prestação jurisdicional”, destacou o presidente do TJAL.
Para o presidente do Conselho dos Tribunais, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes (TJMG), as Cortes de Justiça devem procurar investir em soluções não convencionais, como a mediação
. “Esse é um programa que estamos tentando implementar, mas que demora tempo porque primeiro temos que mudar a mentalidade do brasileiro e dos profissionais do Direito”, ressaltou.
LEIA MAIS
+Lidas