Alagoas inaugura, nesta quinta-feira (10), às 10h, o primeiro Escritório Social do estado. Fruto de convênio entre o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ferramenta atenderá as demandas dos egressos do sistema prisional com a finalidade de promover inclusão social, por meio de diferentes políticas públicas e redes de proteção e ativação de vínculos sociofamiliares. Com o convênio, Alagoas é o terceiro estado do país a ofertar o equipamento.
LEIA TAMBÉM
A inauguração acontece na sede da Reintegração Social da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), no bairro do Farol, em Maceió, e contará com a presença de representantes do CNJ, do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Tutmés Airan, e da chefe de Reintegração Social da Seris, tenente PM Jackeline Leandro, entre outras autoridades.
O Escritório Social, que beneficiará cerca de 3 mil pessoas, entre egressos e seus familiares, vai atuar seguindo as diretrizes do Programa Justiça Presente, desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O acordo de cooperação técnica para a implantação do equipamento foi assinado em novembro de 2019, em solenidade que contou com a presença do governador Renan Filho, do então presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, do presidente em exercício do TJ de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho, e do secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas.
Serviços ofertados
O Escritório Social reúne um conjunto de atendimentos e serviços ofertados às pessoas que vivenciaram a realidade do sistema prisional alagoano e seus familiares. A assistência se dá por meio de ampla articulação com diversas secretarias estaduais e municipais (Educação, Saúde, Assistência Social, Trabalho, Cultura, entre outras), bem como com a iniciativa privada e organizações da sociedade civil, permitindo, assim, a execução de uma política intersetorial e interinstitucional.
Como se dá o atendimento?
A assistência é prestada por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e advogados, profissionais responsáveis pela construção de um Plano Individual de Atendimento, que identifica as necessidades de cada egresso. Posteriormente, a equipe realiza os devidos os encaminhamentos aos serviços de saúde, educação e qualificação profissional, por exemplo, havendo, ainda, a oferta de acompanhamento psicológico, caso necessário.
Onde está localizado o Escritório Social?
Endereço: Rua Dr. Alfredo Oiticica, nº 1322, Farol, Maceió - Alagoas.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefones: (82) 3315-1744 / (82) 98833-8843
Email: [email protected]
LEIA MAIS
+Lidas