O primeiro passo para a maioria dos turistas que decidem viajar é navegar na internet para pesquisar o destino. Levar as informações promocionais de uma cidade turística e abrir ferramentas para comentários de quem já visitou o local está entre os meios mais eficientes e confiáveis de divulgação e promoção de um lugar.
Nesta perspectiva, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) lançou, nesta sexta-feira (11), o portal turismoalagoas.com que é o primeiro portal promocional de turismo administrado pelo governo do Estado. O lançamento aconteceu durante a reunião do Fórum Estadual de Turismo, no Hotel Jatiúca.
Um espaço inovador, intuitivo, com tecnologia arrojada, baseada nos melhores portais internacionais, assim é o novo site que tem a finalidade de promover o que Alagoas tem de melhor e levar aos turistas de todo o mundo conteúdos que aguçam a curiosidade de conhecer o lugar.
De acordo com a secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, a construção do site faz parte da estratégia de marketing digital elaborada pela Sedetur. "O formato do site foi baseado em portais internacionais exitosos para que ele seja inovador e forneça com poucos cliques os conteúdos buscados pelos nossos futuros visitantes ou por aqueles que já estão aqui”, explicou.
Para a superintendente de Turismo da Sedetur, Natália Cordeiro, o lançamento do portal é um passo fundamental para consolidação da estratégia de marketing digital realizada pela pasta. Outro ponto fundamental apontado pela superintendente para que o processo seja eficaz é a colaboração de todos que fazem o setor turístico de Alagoas na constante atualização e divulgação dos conteúdos.
“O site é colaborativo tanto para o turista postar e comentar suas fotos e vídeos e contar suas experiências em Alagoas, como para a inserção de eventos culturais que acontecem no estado. A opinião de quem conhece o lugar é fundamental para levar mais informações a quem vai viajar. O formato colaborativo com comentários vem para agregar muito na decisão dos visitantes por Alagoas", avalia Natália Cordeiro.
O portal disponibiliza uma área destinadas aos profissionais da imprensa com conteúdo, vídeos e imagens em alta resolução para divulgação. Além disso, em janeiro, as informações estarão disponíveis em inglês e espanhol para atender também aos turistas internacionais.
Durante a reunião do Fórum Estadual de Turismo, foi apresentado ainda, um balanço com as demandas do setor turístico que foram atendidas ao longo do ano e as estratégias de promoção do destino para 2016.