Alagoas ganha dois representantes no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária

Publicado em 17/07/2024, às 12h54
Ramatis e Herman: representatividade alagoana no Conar | Foto: Philipe Medeiros/Cortesia ao TNH1
Ramatis e Herman: representatividade alagoana no Conar | Foto: Philipe Medeiros/Cortesia ao TNH1

Por TNH1

O Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária, o Conar, conta agora, pela primeira vez, com dois representantes alagoanos. 

Hermann Fernandes, sócio-diretor da Chama Publicidade; e Ramatis Costa, sócio-diretor da Six, são os novos integrantes da entidade, que regula o setor publicitário no Brasil.

Herman e Ramatis vão ocupar duas das 16 cadeiras do Conselho de Ética do Conar. 

Os nomes dos alagoanos foram indicados pela diretoria da Associação Brasileira das Agências de Publicidade, a Abap.

O CONAR - Constituído por publicitários e profissionais de outras áreas, o CONAR é uma organização não-governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial.

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária nasceu de uma ameaça ao setor: no final dos anos 70, o governo federal pensava em sancionar uma lei criando uma espécie de censura prévia à propaganda.

Se a lei fosse implantada, nenhum anúncio poderia ser veiculado sem que antes recebesse um carimbo “De Acordo” ou algo parecido. Diante dessa ameaça, uma resposta inspirada: autorregulamentação, sintetizada num Código, que teria a função de zelar pela liberdade de expressão comercial e defender os interesses das partes envolvidas no mercado publicitário, inclusive os do consumidor. A idéia brotou naturalmente a partir do modelo inglês e ganhou força pelas mãos de alguns dos maiores nomes da publicidade brasileira.

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