A primeira fase do Campeonato Alagoano chegou ao fim e o CSA não passou pela ‘primeira final’ da temporada. Quase dez anos desde a eliminação precoce no Alagoano de 2014, o maior vencedor do torneio (40 títulos) voltou a ficar fora das semifinais da competição após o empate amargo diante da equipe do Coruripe, na tarde desse domingo (26), no estádio Gerson Amaral, em partida válida pela última rodada da primeira fase do torneio.
LEIA TAMBÉM
Diante da estreia do novo treinador Vinícius Bergantin, a equipe do CSA foi até a cidade do Litoral Sul de Alagoas com a difícil missão de vencer a equipe do Coruripe para se classificar na competição. Logo no início do jogo, o zagueiro azulino Paulo César derrubou Tatá Baiano dentro da área e o árbitro assinalou o pênalti. Na cobrança, o atacante do Coruripe bateu no canto direito de Dalberson, que conseguiu buscar a bola.
Poucos minutos depois, o CSA conseguiu sair na frente do placar. Kaio Nunes descolou um bom passe para Ruan, que colocou a bola no fundo do gol. Na volta do segundo tempo, o Azulão tentou ampliar, mas as chances foram desperdiçadas graças a tarde iluminada do arqueiro do Coruripe. Em contrapartida, em confusão na área em cobrança de escanteio, o ex-CSA Sorin aproveitou a chance e empatou a partida.
Com o empate amargo, o CSA se despede de forma antecipada do Alagoano após ficar fora da zona de classificação para as semifinais. Em quinto lugar, com oito pontos (duas vitórias, dois empates e três derrotas), o Azulão ficou atrás do próprio Coruripe, com um ponto a mais, que avança e irá encarar o CRB no mata-mata.
Foto: Morgana Oliveira/CSA
CSA fora da Copa do Brasil de 2024? - A eliminação precoce no Campeonato Alagoano pegou todos de surpresa e liga um alerta no clube. Isso porque, além do vexame em ficar fora das fases finais do Estadual, o Azulão terá que desdobrar para conseguir uma vaga na Copa do Brasil de 2024, já que apenas os dois times que disputarão as finais irão garantir as duas vagas da competição.
Para conseguir a última vaga e não comprometer o aspecto financeiro, o CSA precisará primeiramente ser campeão da Copa Alagoas. Caso consiga o feito, a equipe irá enfrentar o terceiro colocado do Campeonato Alagoano, em jogos de ida e volta, e com mandos de campo definidos por sorteio. Atualmente, o Azulão é o quinto colocado da competição, com um ponto em três jogos, e está momentaneamente fora do G4.
CRB avança com folga - Por outro lado, o Clube de Regatas Brasil passou com folga para as semifinais. Invicto na competição, o clube jogou fora de casa contra a equipe do Murici e mandou uma equipe mista para a disputa.
De virada, o time do treinador Umberto Louzer conseguiu a vitória por 2 a 1. Riquelme marcou dois para o Galo, enquanto Lucas Reis descontou para o Murici. Com mais uma vitória, o clube encerrou a primeira fase da competição como líder, com seis vitórias e um empate. O Murici ficou em terceiro lugar, com onze pontos, e também avança para as semifinais.
Foto: Francisco Cedrim/CRB
Semifinais - Após vencer o “clássico do fumo”, diante do Cruzeiro, o ASA venceu de virada e terminou a primeira fase da competição como vice-líder, com onze pontos. Com isso, o clube enfrenta o Murici nas semifinais. A outra semifinal é protagonizada por CRB e Coruripe. As partidas serão disputadas em dois sábados seguidos, sendo a ida dia 11 e a volta no dia 18. O horário ainda não foi divulgado.
Desportivo Aliança rebaixado - O empate em 2 a 2 com o CSE, no Rei Pelé, fez o Desportivo Aliança ser rebaixado para a segunda divisão do estadual. A equipe encerrou a participação no campeonato com cinco pontos, e na oitava e última posição na tabela de classificação. Já o Tricolorido chegou aos sete pontos e ficou na 6ª colocação.
*Estagiário sob supervisão.
+Lidas