A velocidade do rebaixamento de solo na mina 18, causada pela extração de sal-gema no bairro Mutange, em Maceió, voltou a diminuir e marcou 0,2 cm por hora nesta quarta-feira (06), a menor registrada pelo monitoramento nesta semana, segundo informou o boletim da Defesa Civil Municipal.
LEIA TAMBÉM
O boletim, enviado às 9h desta quarta, informou que o afundamento nas últimas 24 horas foi de 4,9 cm, somando 1,92m no total.
Nessa terça-feira (05), a Defesa Civil reduziu o nível de atenção da mina 18, que até então era alerta máximo, para somente nível de alerta. Na prática, o nível saiu de um risco iminente de colapso para um estágio de menor gravidade, mas que ainda requer atenção.
Imagens de drone registradas nesta manhã mostram que a água da lagoa segue avançando na área da mina 18. As imagens, exibidas com exclusividade no Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, são de Paulo Nemésio; assista:
A mina 18 fica localizada na região do antigo campo do CSA, no Mutange, e as informações são baseadas em dados contínuos de monitoramento, incluindo análises sísmicas.
"Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização", diz a Defesa Civil, que trabalha na aplicação de medidas de controle e monitoramento para reduzir o perigo.