Plantar

Afinal, é fruto ou fruta? Saiba a diferença entre os termos

Em 25 de Outubro de 2023 às 08:30
Foto de Jonas Kakaroto na Unsplash

Na última semana eu trouxe o caso do cajueiro invertido e muitos comentários me chamaram bastante atenção, uma pequena confusão de termos que geralmente associamos a mesma coisa, mas que na verdade possuem significados distintos. Você sabe qual a diferença entre fruto, pseudofruto e fruta? E pra responder a essa pergunta eu procurei a Engenheira Agrônoma e Pesquisadora da UFAL, Mayra Ferro, para nos ajudar a entender de uma vez por todas esses conceitos. Mas antes eu gostaria de agradecer a você leitor que sempre participa deixando uma dúvida ou sugestão nos comentários.

De maneira geral, a fruta é um termo popular utilizado para expressar os frutos comestíveis, o que poderia nos levar a seguinte questão: toda fruta é um fruto, mas nem todo fruto é uma fruta. Porque algumas frutas são, na verdade, um pseudofruto, como é o caso do caju ou mesmo uma infrutescência, como o abacaxi. Da mesma forma que nem todo fruto é comestível, como é o caso da mamona e do algodão e nem todo fruto comestível é considerado uma fruta, como é o caso do chuchu e do pepino. Mas e o que seria então o fruto?

O fruto é uma estrutura presente apenas nas Angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge a partir do ovário da flor após a fecundação, podendo variar muito em tamanho, forma e cor. Alguns exemplos clássicos são as laranjas e pêssegos. Quando essa estrutura não se desenvolve da fecundação do ovário, mas de outras estruturas, como os receptáculos florais ou partes não ovarianas, recebem o nome de pseudofrutos, sendo o mais conhecido, o caju!

Há também as infrutescências, que é uma terminologia botânica para descrever a maneira como os frutos são organizados e agrupados em uma planta, como é o caso do morango e do abacaxi.

Gostou? Compartilhe  

+Lidas