Com uma dívida de R$ 43 bilhões, a Lojas Americanas entrou em um processo de recuperação judicial. Essa é a última tentativa para evitar a falência. No Espírito Santo, a empresa possui 26 lojas na Grande Vitória e no interior do estado. Mas o que muda para o consumidor e para os funcionários?
LEIA TAMBÉM
Entenda abaixo as principais dúvidas referentes à dívida milionária da Lojas Americanas.
– É seguro comprar pela na Americanas?
Especialistas não batem o martelo sobre o assunto, já que ainda não há elementos de que a empresa não irá cumprir os compromissos.
– Com a recuperação judicial a empresa pode deixar de entregar as mercadorias?
O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, explicou que o processo de recuperação judicial não interfere no atendimento ao consumidor que continua tendo os seus direitos preservados.
– O que fazer se meu produto não foi entregue?
Em caso de problemas, o consumidor poderá registrar uma reclamação pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site procon.es.gov.br ou pessoalmente, na sede, mediante agendamento pelo site agenda.es.gov.br.
– Vai haver demissões e fechamento de lojas?
Por enquanto, a Americanas não informou se vai demitir funcionários ou fechar lojas. No entanto, disse que: “Todos os órgãos sociais (conselho, diretoria e comitês) estão trabalhando conjuntamente com o objetivo de manter as operações da companhia de forma adequada e apoiar os trabalhos do Comitê Independente.”
Ainda de acordo com a nota, assim que identificou as inconsistências contábeis, sinalizou o compromisso em divulgar a apuração e o trabalho de retificação dos números, com seu auditor externo atual.
– Já comprei, mas o pedido ainda não chegou. Devo cancelar ou espero chegar?
Na análise de especialistas, cancelar uma compra que ainda está no prazo de entrega pode ser exagero, já que o estoque para as compras já feitas não devem ter sido alterados após a divulgação da crise na empresa.
- Qual a diferença entre recuperação judicial e falência?
A recuperação judicial serve para tentar evitar a falência e recuperar a empresa. Em um prazo de 180 dias, o pagamento das dívidas é suspenso. Já a falência, há o encerramento das atividades e todos os seus ativos são recolhidos pela Justiça. Tudo que for arrecadado é vendido para o pagamento das dívidas.
+Lidas