Adolescentes do Serviço de Convivência recebem certificados

Publicado em 28/05/2019, às 17h03
André Lira - Secom Maceió
André Lira - Secom Maceió

Por Secom Maceió

Nesta terça-feira (28), cerca de 30 adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do  Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Fernão Velho  participaram da solenidade de entrega de certificados das oficinas de criatividade voltadas para o mundo do trabalho.

Essa capacitação faz parte das ações do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), com a parceria do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Durante as oficinas, os adolescentes  participaram de atividades abordando as etapas do processo seletivo, currículo, entrevista,  postura profissional e imagem pessoal.

Para o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, é necessário capacitar os jovens pensando no futuro. “É uma alegria poder entregar esses certificados para jovens de 16 a 22 anos assistidos pela Semas, porque  é nessa idade que eles começam a pensar no futuro com mais responsabilidade. Agradecemos a parceria com  o CIEE e ampliaremos essa parceria, para que mais jovens sejam capacitados e possam entrar no mercado de trabalho da forma correta”, disse.

Ainda segundo Palmeira, os maiores de 18 anos, já terão a oportunidade de participar do processo seletivo do Programa Criança Feliz. “Além do Criança Feliz, estudaremos uma maneira para que os mais novos atuem como jovens aprendizes aqui na Semas”, concluiu.

A assistente social do CIEE, Juliana Barros, destacou a importância dessa parceria. “Nós que fazemos o CIEE, queremos reafirmar o nosso compromisso com a Semas. O principal objetivo das oficinas foi alcançado, que foi fazê-los conhecer o mundo trabalho e se conhecer melhor  para lutarem pelos seus objetivos. Esses adolescentes terão grandes chances de conseguirem uma colocação no mercado de trabalho”, falou Juliana.

O adolescente Bryan Macena, de 14 anos, participou das oficinas de criatividade. “Frequento o Serviço de Convivência desde 2016. Foi muito bom poder participar das oficinas do CIEE. A gente aprendeu como fazer um currículo, como se comportar numa entrevista de trabalho. Vai nos ajudar muito a estar bem preparado para o mercado de trabalho”, disse.

Além das oficinas, os adolescentes também tiveram  acesso a cursos online gratuitos e orientações sobre o mercado de trabalho no site do CIEE. Eles também serão incluídos no banco de dados do centro e terão prioridade nos encaminhamentos.

O Programa Acessuas Trabalho programa busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. O programa também busca articulação com outras políticas públicas encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades relacionadas ao trabalho e emprego.

Gostou? Compartilhe